Presença Salesiana em Mogofores completa 80 anos

A presença salesiana em Mogofores, concelho de Anadia, distrito de Aveiro, completa hoje 80 anos de existência.

Recordamos das páginas do BS de 1939 como se instalaram os Salesianos naquela localidade.

«De há muito procurava o Revmo. Inspector Salesiano um novo local onde instalar a Casa de Noviciado, pois a do Estoril tornara-se já insuficiente para abrigar os Noviços e Estudantes de Filosofia, cujo número aumenta de ano para ano.

Andava-se em tratativas para a compra de uma quinta, mas foi esta vendida antes que se pudesse alcançar a licença do Capítulo Superior para a assinatura do contracto.

Era, porém, a Providência que tudo isso preparava, querendo servir-se de duas almas nobres e generosas: a Rev.da Irmã Maria de Jesus, religiosa de S. José, de Cluny, e a Sra. D. Maria Joana de Melo Osório, de Proença-a-Velha, que há muitos anos desejavam oferecer aos filhos de S. João Bosco uma casa em Mogofores, para que estes pudessem desenvolver a sua acção benfazeja em favor da juventude daquela localidade.

E foi no dia 26 de Setembro de 1938 que os Salesianos tomaram posse da Casa, recebidos com simpatia pela povoação que acompanha com interesse e carinho os primeiros passos da nova fundação». 

Mogofores: Aspirantes 1952
Santuário: Em 1958, na festa de N.ª Sr.ª Auxiliadora, é lançada a primeira pedra do santuário mariano, no ano seguinte inicia-se a construção da torre, e em 1963 o templo é inaugurado
Sala de estudo dos alunos internos de Mogofores
Alunos jogam no pátio do Instituto
I Jogos Nacionais Salesianos decorreram em Mogofores em março de 1992

Artigos Relacionados