Prémio Padre Nuno Burguete atribuído ao docente dos Salesianos do Estoril António Ferreira

O professor António Ferreira dos Salesianos do Estoril foi agraciado com o Prémio Pe. Nuno Burguete, instituído pela Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP), para reconhecer os educadores que se distinguiram ou distinguem na sua carreira profissional ao serviço da educação em geral e especialmente dos alunos do Ensino Particular e Cooperativo.

A cerimónia decorreu no dia 20 de outubro no Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa. Acompanharam o agraciado o salesiano Pe. Simão Cruz e o Diretor Pedagógico dos Salesianos do Estoril, Bernardo Viana. Unimo-nos no elogio escrito para a ocasião pela professora Maria do Rosário Gama:

«Entre as múltiplas palavras que poderíamos escolher para descrever a colaboração do professor António Ferreira na obra Salesiana, em particular na Escola Salesiana do Estoril onde colabora há 30 anos, escolhemos a palavra “Acreditar”.

“Acreditar” é a mensagem de uma das suas composições musicais mais emblemáticas do coro “Vozes do Mar”, fundado e dirigido pelo compositor e maestro António Ferreira. O coro “Vozes do Mar”, juntamente com o coro “ESSA”, são uma referência na comunidade escolar, local, geracional e nacional.

Escolhemos, também, a palavra “Acreditar” por esta caracterizar a atitude disponível, colaborativa e empenhada que tem pautado a sua vida, enquanto professor de moral e de música, com os jovens, com os colegas, e em relação ao projeto educativo-pastoral Salesiano, fazendo jus à pedagogia de Dom Bosco: “Uma casa sem música é como um corpo sem alma”.

Poderíamos continuar a sublinhar a dedicação do professor António Ferreira, mas, como ele sabe, e nós também sabemos, só a música permite encadear acordes. Por isto tudo, a nossa admiração e muitíssimo obrigado.»

Artigos Relacionados