Polónia recebeu a Assembleia do MJS Europeu

Szczecin, na Polónia, acolheu no fim de semana a 19.ª Assembleia Europeia do Movimento Juvenil Salesiano. Jovens salesianos começam a preparar o Sínodo dos Jovens do Movimento Juvenil Salesiano, a realizar no próximo ano em Valdocco-Colle Dom Bosco. 

Realizou-se entre os dias 24 e 26 de novembro em Szczecin, na Polónia, a 19.ª Assembleia Europeia do Movimento Juvenil Salesiano.  

O encontro contou com a presença de jovens, Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora ligados ao MJS dos vários países da Europa. 

Este encontro anual quer ser sempre um momento de encontro, partilha, avaliação e programação das diferentes dinâmicas do movimento juvenil.  

Este ano, a assembleia anual proporcionou aos presentes um momento de formação pelo Pe. Mike Pace, sdb, sobre o sonho pastoral de Dom Bosco, um sonho em três tempos que começou há 200 anos. Partindo da exploração do sonho, continuaram os diferentes trabalhos de programação e estudo. 

A “Small Team” da Europa fez também o ponto da situação do movimento na Europa e apresentou o caminho realizado, em continuidade foi o momento da eleição da nova equipa europeia que foi a votação após apresentação de várias candidaturas e respetiva apresentação dos seus membros. Passa a integrar esta nova equipa Maria Inês Cristóvão, jovem do MJS dos Salesianos de Mirandela. 

Por fim, foi também iniciada a preparação do Sínodo dos Jovens do Movimento Juvenil Salesiano, a realizar no próximo ano em Valdocco-Colle Dom Bosco com jovens de todo o mundo.

Artigos Relacionados