Sínodo Salesiano dos Jovens 2024: Caminho para os jovens

Na celebração do bicentenário do “Sonho dos nove anos” de Dom Bosco, o Setor para a Pastoral Juvenil (PJ) promove, de 11 a 16 de agosto de 2024, no Colle Don Bosco, em Itália, a celebração do Sínodo Salesiano dos Jovens 2024.

Pretendendo ser um caminho para os jovens das diferentes Províncias Salesianas, o Sínodo Salesiano quer ser um momento de valorização e de aprofundamento do “Sonho dos nove anos”, possibilitando redescobrir o significado daquele sonho para a espiritualidade, para o discernimento e para a própria vocação de cada um.

Pressupondo o envolvimento e a participação direta dos jovens, serão convidados, no máximo, dois jovens de cada Província dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, que se encontrem envolvidos na animação pastoral, nas realidades locais e nas atividades do Movimento Juvenil Salesiano.

A idade dos participantes vai variar entre os 18 e os 30 anos, e, com eles, participarão, também, dois Salesianos e duas Filhas de Maria Auxiliadora, por região.

Para este Sínodo foi escolhido um logótipo que representa o prado do sonho de Dom Bosco, sobre um fundo verde; a proposta de caminhar juntos e em rede; símbolos que remetem ao diálogo, à reflexão e à participação; e a cruz – tudo na busca espiritual, na fé, no cuidado da relação com Jesus Ressuscitado.

Diferentes fases do encontro

Este encontro será composto por três fases. A primeira, a preparatória, será de escuta e de diálogo, e terá lugar em cada Província. A participação de “todos” ocorrerá por meio da consulta no processo de preparação do Sínodo, para reunir todas as vozes que são expressão dos jovens do mundo. Deste modo, será proposto um questionário preliminar, em cada Província, com o objetivo de elaborar o ‘Instrumentum Laboris’.

A segunda fase será celebrativa. Vivida no Colle Don Bosco, com a metodologia sinodal, em clima espiritual. Será feita em pequenos grupos (grupos linguísticos) – o que garantirá maior participação. Posteriormente, terá lugar a Assembleia plenária.

Leia também  Salesianos Fabrício Souza e Ricardo Mendes renovam profissões religiosas

A última fase de ação envolverá o trabalho do documento final.

Está ainda prevista a publicação de um “Livro de Mesa” com 200 sonhos de jovens de todo o mundo.

Artigos Relacionados