Peregrinação da Família Salesiana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora

Foram muitos os peregrinos que se deslocaram a Mogofores para a 33.ª Peregrinação Nacional da Família Salesiana a este Santuário.

A viagem dos peregrinos que se deslocaram até ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Mogofores, terá começado bem cedo de norte a sul, e foram muitos os que se quiseram juntar à 33.ª Peregrinação Nacional da Família Salesiana a este Santuário, mais de 500.

Toda a escola dos Salesianos de Mogofores estava muito bonita e bem preparada para o acolhimento dos peregrinos. A Família Salesiana de Mogofores foi uma excelente anfitriã.

O primeiro momento decorreu no pavilhão da escola e após a oração da manhã e as primeiras palavras do Provincial, Pe. Aníbal Mendonça seguiu-se a apresentação de um painel com quatro testemunhos de missão realizada durante o ano pastoral 2018/19. Duas antigas alunas de Manique falaram da sua experiência local e outros dois animadores do MJS falaram da experiência missionária em Cabo Verde no passado Verão.

Para finalizar o encontro o Pe. Sílvio Faria apresentou um resumo de 12 passos para uma espiritualidade missionária inspirados na leitura da Evangelii Gaudium do Papa Francisco, que aqui recordamos:

  1. Cultivar a relação pessoal com Deus;
  2. Procurar ser semelhante a Cristo;
  3. Estar aberto aos dons do Espírito;
  4. Assumir com convicção a própria missão;
  5. Assumir a solidariedade de companheiros de caminho na fé;
  6. Ser grato pelo bem que há na Igreja;
  7. Encontrar um novo estilo de relacionamento;
  8. Viver o espírito de servir;
  9. Encontrar Cristo nos pobres;
  10. Distinguir os espíritos;
  11. Resistir às tentações;
  12. Descobrir a força da oração de intercessão.

(Cf. AUGUSTIN George, Eu sou uma missão. Testemunho cristão de vida. Paulinas 2019, pp. 135-158)

Seguiu-se a celebração da Eucaristia no Santuário e o almoço. Após o almoço a Banda Juvenil de Poiares fez uma breve apresentação de algumas músicas no pátio da escola e de seguida acompanhou a procissão, que se iniciou pelas 14h30, com os andores de Nossa Senhora Auxiliadora, Auxílio dos Cristãos, e de Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe de Caná. Após percorrerem algumas das ruas da localidade, o Santuário acolheu novamente os peregrinos e as duas imagens.

Leia também  Gaza: O Reitor-Mor pede união da Família Salesiana ao apelo do Papa com Esperança e Fé

Ainda antes da mensagem final do Pe. Aníbal Mendonça, que reforçou a importância da missão na vida de cada um, renovaram o seu compromisso apostólico os Associados de Maria Auxiliadora (ADMA) e os Salesianos Cooperadores (SSCC). 

Artigos Relacionados