Pe. Pascual Chávez orientou Exercícios Espirituais para os salesianos da Província

De 16 a 22 de fevereiro os Salesianos da Província realizaram o primeiro retiro deste ano pastoral 2022/2023. O Pe. Pascual Chávez, Reitor-Mor emérito da Congregação Salesiana, orientou o retiro que decorreu no Centro Diocesano de Espiritualidade do Turcifal, do Patriarcado de Lisboa.

Os Exercícios Espirituais foram um tempo de reflexão, oração e conversão pessoal. Perto de 50 salesianos, provenientes das várias presenças de Portugal e Cabo Verde, participaram no retiro que teve como tema “Profetas de Esperança para os Jovens de Hoje”.

Num primeiro momento, o Pe. Pascual Chávez explicou o propósito dos vários temas escolhidos para compreender a “mudança de época” que estamos a viver “social, económica, cultural, política e religiosamente”. E convidou os salesianos a aprofundar a reflexão no encontro pessoal com Deus.

O programa do retiro incluiu duas conferências diárias. Durante as manhãs foram abordados temas da vida religiosa e salesiana: Experiência de Deus e Carisma Salesiano; A graça de unidade na vida do Salesiano de D. Bosco; Os Conselhos Evangélicos; Vida Fraterna, espaço de amadurecimento humano; Convertei-vos e vivereis.

Nas conferências da tarde, o Pe. Pascual Chávez procurou refletir sobre o magistério do Papa Francisco, através dos seus textos Gaudete et exsultate, Laudato Si’, Christus vivit e Fratelli tutti.

D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, presidiu à Eucaristia de encerramento do retiro Quarta-feira de Cinzas.

Artigos Relacionados