Pe. José Aníbal Mendonça toma posse como Superior da Visitadoria da Universidade Pontifícia Salesiana

No dia 5 de setembro, na Capela da Comunidade Jesus Mestre, da Visitadoria “Maria Sede da Sabedoria”, da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma, durante as Vésperas, o Conselheiro Geral para a Formação, Pe. Ivo Coelho, deu posse ao novo Superior da UPS, Pe. José Aníbal Milhais Pinto Mendonça, que terminou no passado dia 8 de agosto o seu segundo mandato como Provincial de Portugal e Cabo Verde.

O evento contou com a presença do Conselheiro Geral para Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García Morcuende, do Conselheiro para a Região Mediterrânea, Pe. Juan Carlos Pérez Godoy, do Provincial da Circunscrição Central de Itália, com sede em Roma, Pe. Stefano Aspettati, e da Vigária da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. María del Rosario García, acompanhada por duas diretoras, a Sra. Carla Castellino e a Sra. Antonella Cangiano, além das Comunidades da Visitadoria UPS. Também marcaram presença as HH.SS.CC. e os salesianos idosos e doentes por elas atendidos, bem como diversos outros representantes das comunidades salesianas de Roma.

No final da celebração foi lida uma mensagem, enviada pelo Pe. Maria Arokiam Kanaga, ausente por motivo de força maior e ao qual foi feito o devido agradecimento pelos três anos de serviço como Superior da Visitadoria.

Por fim, o Pe. José Aníbal agradeceu aos presentes, também aludindo a este novo e inesperado serviço que lhe foi solicitado. Ao rito de posse seguiram-se momentos conviviais festivos e fraternos, cuidadosamente preparados pela equipa coordenada pelo Pe. Renzo Barduca, Ecónomo da UPS e da Visitadoria. O grupo de Estudantes de Teologia da Comunidade Zeferino Namuncurá animou o encontro comunitário com um canto e uma mensagem “acróstica” dirigida ao novo Superior.

Leia também  Faleceu salesiano L. Isaac Rodrigues

A nomeação do Pe. José Aníbal foi divulgada no dia 20 de junho, no decurso da Sessão Plenária de Verão do Conselho Geral.

Universidade Pontifícia Salesiana foi criada em 1940 para satisfazer as necessidades de formação da Congregação Salesiana. Tem atualmente cinco faculdades: Teologia, Filosofia, Ciências da Educação, Ciências da Comunicação e Literatura Cristã e Clássica.

Artigos Relacionados