Paróquia de Santo Condestável: Salesianos assumem paróquia na Diocese de Lisboa

A tomada de posse aconteceu no domingo dia 29 de outubro na missa das 18 horas e foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

O Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, solicitou aos Salesianos que aceitassem a Paróquia de Santo Condestável em Campo de Ourique, Lisboa, com a qual os Salesianos de Lisboa desde há muito colaboram. O assunto foi ponderado em várias reuniões de Conselho Provincial, na Comunidade de Lisboa, e numa troca de correspondência com os Superiores da Congregação em Roma. A confirmação oficial de Roma foi feita no dia 12 de outubro e nomeado o Pe. Luís Almeida para pároco. A tomada de posse aconteceu no domingo dia 29 de outubro na missa das 18 horas e foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes.

Esta nova responsabilidade dará maior significatividade à Presença Salesiana em Lisboa, reforçando a intervenção pastoral no território, assumindo uma paróquia com estas caraterísticas. Haverá uma maior dedicação à evangelização das famílias e crianças que moram nesta área, e uma abrangência maior do serviço social. A escolha do coordenador de pastoral dos Salesianos de Lisboa, Pe. Luís Almeida, para pároco tem a intenção de favorecer uma interligação mais natural entre a pastoral já existente e a da nova paróquia. 

Estiveram presentes o Provincial dos Salesianos, Pe. José Aníbal Mendonça, Salesianos de Manique, Estoril, Vendas Novas e Lisboa, padres diocesanos, o Presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique e todos os autarcas da Freguesia, familiares e os pais do Pe. Luís Almeida, e muito povo que encheu a igreja. Seguiu-se depois da Missa um Porto de Honra.

Artigos Relacionados