Paróquia de S. José de Setúbal celebrou o seu padroeiro

Após o tríduo de preparação, a Paróquia de S. José, em Setúbal, celebrou solenemente o seu padroeiro S. José. As celebrações decorreram nos dias 17 e 18 de março, com um concerto de oração, a Eucaristia solene e uma procissão no bairro Afonso Costa, com grande participação de fiéis.

Para a comunidade paroquial de S. José, em Setúbal, cada ano há motivos de celebração e de festa. O patrono da Paróquia, não é um santo mais, mas aquele homem justo, fiel a Deus em tudo e amante do trabalho humilde e honesto, escolhido para cuidar, proteger e acompanhar a Jesus, Filho de Deus e sua Mãe, Maria. Apesar de nunca falar no Evangelho, falam os seus gestos, as suas ações, a sua fé. Durante cada dia do tríduo, a comunidade paroquial refletiu sobre os temas “Paternidade de S. José”, “Pai no acolhimento” e “Pai com coragem criativa”, inspirados na Carta Apostólica Patris corde do Papa Francisco.

A anteceder o dia da festa, na noite do dia 17, realizou-se um concerto de oração animado pelo grupo “Canticorum” de Lisboa. Seis jovens cantores e músicos, intercalando vários momentos de reflexão à volta da vida de S. José, apresentaram diferentes canções que ajudaram a comunidade a rezar.

Na Eucaristia da festa no dia 18 de março, o Pe. Tarcízio Morais destacou a importância da figura de S. José na vida de Jesus e na vida de todo o cristão. “Na vida, no trabalho, na família, nos momentos de alegria e dificuldade, São José procurou e amou constantemente o Senhor, merecendo o elogio das Escrituras como um homem justo e sábio. Deparou-se na vida com grandes obstáculos, imprevistos e desafios, mas nada fez perder a sua fé em Deus e o seu zelo protetor de Jesus e Maria”. A todos os cristãos ensina que “devemos abrir os braços para os nossos irmãos para acolher com afeto e ternura a cada pessoa que passe diante de nossos olhos, especialmente os mais pobres, os doentes, os fracos e os pequeninos, pois uma das características de todo cristão é a manifestação da misericórdia, da bondade e da ternura de Deus, particularmente aos mais necessitados”.

Leia também  Assembleia de Irmãos encerra comemoração dos 125 anos

Após a solene celebração, com grande entusiasmo nos cantos e na participação de todos, teve lugar a procissão pelas ruas do Bairro Afonso Costa, reunindo muitos fiéis que quiseram manifestar a alegria da sua fé, no testemunho da sua presença e da oração.

A terminar o dia de sábado, a paróquia organizou um jantar de angariação de fundos para as obras, urgentes e necessárias, no telhado da igreja.

Artigos Relacionados