papa francisco

Papa Francisco reúne-se com Família Salesiana em Turim

Foi apresentado o programa oficial da visita do Papa Francisco a Turim. O Papa Francisco vai a Turim nos próximos dias 21 e 22 de junho em visita pastoral. Esta viagem ao norte de Itália acontece por ocasião da exposição do Santo Sudário naquela diocese que terá lugar de 19 de abril até 24 de junho.

Embora não seja uma visita exclusivamente salesiana, todo o programa tocará de perto o mundo salesiano.

Assim, a chegada do Santo Padre está prevista às 8 horas da manhã do domingo, dia 21. Meia hora depois, numa das principais praças da cidade, o Papa encontrará o mundo do trabalho. De seguida, terá um tempo de oração diante do Santo Sudário na Catedral. Depois celebrará uma Eucaristia na Praça Vittorio e recitará a oração mariana do Angelus. 

Na parte da tarde, após almoçar com os reclusos do Estabelecimento Prisional de Menores, destaque para o encontro com a Família Salesiana por ocasião do bicentenário do nascimento de S. João Bosco. Do programa farão parte também, as breves saudações do P. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos, da Ir. Yvonne Reungoat, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, e um Discurso do Papa.

Estão também previstos encontros com imigrantes e com os doentes. O dia 21 terminará com o encontro do Papa com os jovens de Turim na Piazza Vittorio, numa espécie de “Mini-JMJ”, pensada para acompanhar os jovens à redescoberta de uma das características do carisma salesiano, a paixão educativa. O programa detalhado e as informações sobre inscrições estão disponíveis no site “Turin For Young”.

Na segunda-feira, dia 22, o Papa Francisco visita a Igreja Valdense e depois celebra a Eucaristia, em forma absolutamente privada, com alguns dos seus familiares italianos com quem depois almoçará. Recordemos que a família do Papa Francisco tem as suas origens na região do Piemonte cuja capital é Turim. O Santo Padre regressará ao Vaticano pelas 17 horas.

Leia também  Sábado, 12 de janeiro: Apresentação do Lema do Reitor-Mor à Família Salesiana

A exposição do Santo Sudário na Catedral de Turim, que decorrerá de 19 de abril a 24 de junho, será caracterizada por dois temas: juventude e sofrimento. Segundo o Arcebispo de Turim D. Cesare Nosiglia “foi a pensar nestes temas que o Papa Francisco permitiu esta exposição solene” do Santo Sudário.

Artigos Relacionados