Oito de dezembro de 1841

Os Salesianos assinalam o dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, recordando o 8 de dezembro de 1841, dia em que Dom Bosco conheceu o jovem Bartolomeu Garelli e em que deu início à Obra Salesiana.

Oito de dezembro de 1841, sacristia da Igreja de S. Francisco de Assis. José Comotti, o sacristão, procura um jovem para ajudar à Missa. Escondido na entrada da sacristia, encontra Bartolomeu Garelli. Entrou ali, curioso mas envergonhado, mal vestido, cheio de frio. Não tem coragem para assistir à Eucaristia dentro da igreja. O sacristão quer obrigá-lo a ajudar à Missa, mas Bartolomeu diz-lhe que não sabe como fazer. Discutem e Comotti expulsa-o com violência. Dom Bosco apercebe-se e intervém. «Amigo, como te chamas?», perguntou-lhe em tom amigável. «Bartolomeu Garelli», respondeu-lhe o jovem.

Dom Bosco reconhece a mesma miséria naquele rapaz que já vira em tantos outros nas ruas de Turim. Alguns deles sem família por perto e sem trabalho, outros órfãos.

Começa a estruturar-se na sua mente a ideia de criar um espaço onde se sintam acolhidos, não só aos domingos para a catequese, mas durante a semana também.

Neste dia essa ideia ganha mais força. Ali, na sacristia, no final da Missa, dá a primeira catequese a Bartolomeu: uma Ave-Maria e ensina-o a fazer o sinal da cruz. Bartolomeu nem isto sabe fazer.

No domingo seguinte, com Bartolomeu vieram mais oito. Não vinham à igreja, vinham procurar Dom Bosco. O Oratório tinha nascido!

As necessidades destes jovens eram muitas: espirituais, económicas, afetivas, de instrução…

Em poucos anos, a obra de Dom João Bosco passa de umas salas alugadas para edifícios construídos de raiz para acolher mais e mais alunos como aquele primeiro: Bartolomeu Garelli.

Artigos Relacionados