No dia 9 de fevereiro, o novo Núncio Apostólico em Portugal entregou as Cartas Credenciais ao Presidente da República. A cerimónia decorreu no Palácio de Belém.
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, em cerimónia no Palácio de Belém no dia 9 de fevereiro, as Cartas Credenciais do novo Núncio Apostólico em Portugal, D. Andrés Carrascosa Coso. D. Andrés foi nomeado Núncio Apostólico em Portugal pelo Papa Leão XIV no dia 11 de dezembro.
D. Andrés Carrascosa Coso nasceu em Cuenca, Castela-Mancha, Espanha, em 1955. Foi anteriormente núncio no Equador desde 2017, tendo sido antes embaixador da Santa Sé no Panamá. A carreira diplomática na Santa Sé começou com os estudos durante quatro anos na Pontifícia Academia Eclesiástica, licenciando-se em Direito Canónico e Direito Internacional na Pontifícia Universidade de Santo Tomás. Entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1985, durante o pontificado de João Paulo II, e prestou serviço na Libéria, Suíça (como conselheiro da Missão da Santa Sé junto das Nações Unidas em Genebra), República do Congo, Gabão, Brasil, Canadá e Panamá. Para além da língua materna, fala italiano, inglês, francês, alemão e português. O Arcebispo espanhol sucede a D. Ivo Scapolo, que ocupou o cargo entre 2019 e 2025.
No dia seguinte ao encontro com o Presidente da República, o novo núncio apostólico em Portugal presidiu à Eucaristia no Santuário de Fátima, onde rezou pelas vítimas da tempestade Kristin e transmitiu a união do Papa Leão XIV às vítimas mortais e famílias, a todos os afetados, autoridades e socorristas.
Fotografias: Rui Ochoa/Presidência da República










