Novo Conselheiro para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Santos, defende trabalho em rede

Empenhado em conhecer o trabalho nos vários países, o novo Conselheiro do Reitor-Mor para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Santos, realizou vários encontros virtuais com os responsáveis da comunicação e colaboradores durante o mês de julho.

No dia 29 de julho, durante a manhã, reuniram os diretores das Casas Editoras salesianas da Europa: Luca Priuli, pela “Elledici” (Itália); Antonio Garrido e Marta Palomares, do “Grupo Edebê” (Espanha); Pe. Bob Gardner, pela “Don Bosco Publications” (Reino Unido); Ricardo Martín, da “CCS” (Espanha); Stefan Höchstädter, da “Don Bosco Medien GmbH” (Alemanha); Pe. Andrej Baligač, pela “Salve d.o.o.” (Eslovénia); Pe. Wojciech Kułak, de “Wydawnictowo Salezjanskie” (Polónia); e o Pe. Rui Alberto, das “Edições Salesianas” (Portugal). O assunto central foi o impacto da pandemia no trabalho e nas vendas das editoras e das livrarias.

No mesmo dia, reuniu com a equipa alargada da Comunicação da Fundação Salesianos, inteirando-se da base concetual da evolução ao longo dos anos do BS, dos vários projetos e da presença digital. O novo conselheiro elogiou o “caminho feito por Portugal” como “original e inovador”, e sublinhou o diálogo da comunicação com a pastoral e a visibilidade que o BS dá à arte e à estética como pontos positivos. No final de agosto, dia 26, foi constituída a Comissão Internacional Salesiana de Comunicação Social, composta pelos Coordenadores dos Delegados das várias Regiões Salesianas. Um dos primeiros projetos, será a produção do quadro de referência para a comunicação social salesiana.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 582 de Setembro/Outubro de 2020

Artigos Relacionados