Natal: Torneio de basquetebol solidário em Évora

Esta é a oitava edição do torneio que junta a solidariedade ao desporto.

A secção de Basquetebol dos Salesianos de Évora organizou no dia 14 de dezembro mais uma edição do Torneio de Minibásquete “Natal Solidário”, um evento em que o desporto e a solidariedade se juntam para ajudar quem mais necessita.

Apesar de ser uma prova desportiva, onde se procura proporcionar aos jovens atletas uma experiência competitiva desafiante e motivadora, este torneio é também um excelente meio de ajuda a famílias muito carenciadas, uma vez que todos os participantes contribuem para a criação de uma grande onda solidária de apoio ao Serviço SolSal.

O VIII Torneio “Natal Solidário” contou com a presença de oito clubes – AJES, AC Montemor, Beja BC, Atlético SC, CP Bosco (Mérida), GDR André de Resende, Salesianos do Estoril e Salesianos de Évora – do Alentejo, da zona de Lisboa e de Espanha, os quais deslocaram até ao pavilhão D. Bosco 18 equipas dos escalões de sub-8, sub-10 e sub-12, num total de mais de 150 participantes.

O evento arrancou com as palavras do Diretor dos Salesianos de Évora, Pe. Simão Pedro Cruz, e do vereador da Câmara Municipal de Évora, Eduardo Luciano, ele próprio um antigo praticante e treinador de Basquetebol. Finalizados os discursos iniciais e dadas as informações gerais sobre o funcionamento do evento, disponibilizou-se então o palco aos atletas para disputar os 36 jogos de mini-basquete nos três campos delineados pela organização e que tiveram sempre arbitragem de jovens juízes ou atletas do clube organizador.

Independentemente das vitórias ou derrotas de cada equipa, todos os participantes tiveram direito a um lanche e a um certificado de participação oferecidos pelos Salesianos de Évora e levaram para casa as memórias e as aprendizagens de um excelente momento de convívio competitivo na sua modalidade preferida. O mini-basquete saiu a ganhar, assim como a solidariedade, uma vez que foram angariadas várias centenas de bens alimentares e produtos de higiene pessoal que vão agora ajudar diversas famílias carenciadas a passar um Natal melhor. Estão de parabéns todos os participantes, pela contribuição para a causa solidária inerente a este evento, assim como o muito público presente, que teve sempre uma atitude bastante positiva e educativa, apoiando e motivando os atletas no seu desempenho. É este o espírito desportivo!

Leia também  Salesianos do Funchal: Alunos estreiam-se na primeira prova oficial de duatlo

Artigos Relacionados