Musicentro dos Salesianos de Lisboa apresenta uma adaptação do Musical “Man of La Mancha” de Dale Wasserman

Com música de Mitch Leigh e letra de Joe Darion, a Direção Artística e a Encenação são da responsabilidade de Ana de Morais e a Direção Musical de Luís Pereira, docentes dos Salesianos de Lisboa. O espetáculo, produzido pelos Salesianos de Lisboa, teve duas apresentações nos dias 20 e 21 de junho no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa.

Inspirado na obra-prima de Miguel de Cervantes, Dom Quixote, o segundo livro mais vendido da história, os alunos de teatro dos Salesianos de Lisboa apresentaram o musical “Man of La Mancha” de Dale Wasserman. Preso numa masmorra ocupada na sua maioria por ladrões e assassinos, Miguel de Cervantes, poeta e ator, é “julgado”. Como defesa, apresenta-nos a história de um homem idoso, que passa os dias e as noites a ler e só vê o triunfo da injustiça da maldade.

O programa do Curso de Teatro Musical do Musicentro de Lisboa inclui a preparação e apresentação de reportório de Teatro Musical, promovendo o contacto com os grandes musicais da história, sempre na língua e partituras originais.

“Com um elenco composto unicamente por alunos do Musicentro de Lisboa, iniciámos a preparação deste espetáculo em novembro de 2019, quando ninguém previa que o mundo ia parar”, explica Ana de Morais. “Foram mais de dois anos de grande resiliência de um grupo de jovens fantásticos, motivados pela exigência, pela qualidade e pelo reconhecimento da qualidade naquilo em que participam. Alguns ficaram pelo caminho devido a alteração de disponibilidades e responsabilidades que a vida pessoal e profissional exige. A eles dedicamos o nosso espetáculo de hoje.

Estes são os jovens que se recusaram a desistir. Combateram contra um inimigo invisível que dificultava e desmotivava. Combateram o «para, arranca» sem nunca baixar os braços. Recusaram-se a abrir mão de um sonho e arranjaram sempre maneira de seguir em frente, a «combater o mal imbatível e lutar mesmo com os braços cansados», continua. “Continuaremos a promover essa força e vontade de vencer; essa entrega e procura da qualidade. Continuaremos, como D. Bosco, a acompanhar o crescimento dos nossos jovens ao nível humano e artístico e a promover o trabalho em grupo, o rigor e a disciplina, indispensáveis à qualidade que sempre nos propusemos, a que os jovens têm direito, o Mundo precisa e que a Deus é devido”, pode ler-se na nota de divulgação do espetáculo.

Artigos Relacionados