Movimento Juvenil Salesiano reunido em Assembleia Nacional

Fátima acolheu no 21 de janeiro a XIV Assembleia Nacional do Movimento Juvenil Salesiano com o tema “JMJ 2023: É Agora! E Depois?”. Os jovens do MJS refletiram sobre as expetativas e o impacto que a Jornada deixará nas suas vidas e na vida do movimento.

O encontro teve lugar no Centro Paulo VI, no Santuário de Fátima, e contou com a participação do Provincial dos Salesianos, Pe. José Aníbal Mendonça, e da Provincial das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Rosa Cândida Gomes.

A assembleia arrancou com um momento dinâmico e lúdico em que os jovens foram desafiados a responder a um questionário sobre a Jornada Mundial da Juventude. O jovem André Coelho, dos Salesianos do Porto, destacou-se pela sua boa participação e foi premiado com uma t-shirt da WYD DON BOSCO 23, a organização do Movimento Juvenil Salesiano responsável pela convocatória e participação dos jovens dos vários ambientes salesianos de todo o mundo na JMJ Lisboa 2023.

Momentos da assembleia e apresentação dos jovens referentes das várias presenças salesianas

Como momento formativo, os participantes foram convidados a refletir sobre a forma como esperam viver a JMJ deste ano, e também como esperam e querem viver o tempo pós-Jornada, tanto a nível pessoal, como nas suas casas e, especialmente, como Movimento Juvenil Salesiano.

A meio da tarde, Inês Cristóvão e Inês Ribeiro, membros do Conselho Nacional do MJS, partilharam a experiência enriquecedora da participação na Assembleia Europeia do MJS Europa e Médio Oriente, que decorreu no mês de novembro em Zagreb, na Croácia.

A Assembleia Nacional concluiu com a apresentação dos jovens referentes e seu envio, destacando a importância e missão deste grupo de jovens representativos das várias presenças salesianas.

Os membros do Conselho Nacional do MJS

Houve ainda tempo para uma pequena surpresa em foi anunciada que a cor de laranja, uma das cores do MJS, será a cor do Dia MJS 2023, encontro nacional que terá lugar em Fátima a 20 de maio.

Leia também  As estatísticas da Igreja Católica

Mais uma vez se afirmou e potenciou o espírito de partilha e comunhão entre os jovens, enriquecendo a Assembleia Nacional do MJS. Um dia vivido bem em estilo salesiano com muita alegria, afeto e entrega entre jovens.

Artigos Relacionados