Croácia: Zagreb recebeu Assembleia Europeia do  MJS

De 25 a 27 de novembro realizou-se, em Zagreb, na Croácia, a Assembleia Europeia do Movimento Juvenil Salesiano. Participaram jovens, salesianos e salesianas de 18 países europeus. 

De Portugal estiveram presentes no encontro a Ir. Linda Vieira, fma, o Pe. Luís Almeida, sdb, o Coordenador do WYD Don Bosco 23, João Fialho, e as jovens animadoras do MJS Inês Cristóvão e Inês Ribeiro. Estiveram também presentes durante todo o encontro o Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil dos Salesianos, Pe. Miguel Ángel García, e a Delegada para a Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Runita Borja, para além de outros membros do setor da Pastoral Juvenil das duas congregações.

Esta foi uma oportunidade para experimentar a vitalidade do Movimento Juvenil Salesiano na Europa e perceber como o carisma salesiano continua a dar frutos nos tantos jovens que habitam as várias casas.

Para além dos tempos de partilha, de festa e de enriquecimento cultural, refletiu-se sobre o papel do MJS na Europa nos próximos anos e que prioridades o movimento deve enfrentar. Delineou-se também uma nova estrutura de coordenação do MJS europeu e elegeu-se a nova small team, que vai coordenar o movimento na Europa nos próximos dois anos.

No último dia da assembleia, foi feita uma apresentação do encontro salesiano que irá decorrer paralelamente à JMJ Lisboa 2023, a WYD DON BOSCO 23. João Fialho, membro da coordenação da WYD DON BOSCO 23, esteve presente no encontro e falou sobre o “Dia SYM” que vai decorrer no Estoril no dia 2 de agosto, na casa salesiana, com a presença dos Superiores Gerais dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, Pe. Ángel Fernández Artime e Irmã Chiara Cazzuola. Entre muitas perguntas notou-se o grande entusiasmo de todos em participar na JMJ Lisboa 2023 com a marca carismática dos Salesianos.

Leia também  Apresentado em Fátima Lema do Reitor-Mor para o ano 2017

Só podemos agradecer a hospitalidade croata, manifesta no acolhimento feliz que nos dispensaram numa paróquia e oratório vivos onde se respirava o espírito de família tão típico da nossa espiritualidade. Foram dias de grande riqueza espiritual e carismática que a todos animaram a continuar esta missão salesiana entre os jovens da Europa.

Artigos Relacionados