Missionárias "Ad gentes"

Missionárias “Ad gentes” numa Europa em mudança

A Europa, terra de envio de milhares de missionários para outros continentes ao longo dos anos, necessita agora de missionários. O tema foi tratado em formação.

O tema “Missionárias Ad gentes numa Europa em mudança” foi alvo de reflexão no encontro de Formação Missionária Permanente para as missionárias Ad gentes, que decorreu no final do mês de novembro, na Casa Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, em Roma.

Nove FMA provenientes de diversas partes do mundo, mas missionárias Ad gentes na Europa, nomeadamente de França, de Espanha, da Hungria, de Itália, participaram no encontro animado pela Área para as Missões do Instituto.

Assim, com a finalidade de aprofundar o tema, algumas intervenções ajudaram à reflexão: “A natureza missionária das FMA: uma característica original” , pela Irmã Grazia Loparco, fma, professora permanente da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação «Auxilium», de Roma; “Novas fronteiras europeias: desafios e perspetivas para as FMA” , realizada pela Irmã Ruth del Pilar Mora, fma, Conselheira Geral para as Missões; e “A mudança da Europa: no contexto da pastoral juvenil e missionária” explorada pelo Padre Gustavo Cavagnari, sdb, Professor de Teologia Especial da Pastoral Juvenil na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma.

Além disso, o programa incluiu o encontro com a Madre Geral, Ir. Chiara Cazzuola, e o convívio com as Conselheiras Gerais.

Da Província Portuguesa de Nossa Senhora de Fátima participou a Ir. Maria Fernanda Afonso.

Missionárias "Ad gentes"

Publicado no Boletim Salesiano n.º 601 de janeiro/fevereiro de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados