Missão Anima: Mais de 400 jovens e universitários salesianos oferece testemunho de Igreja em saída

Durante o mês de abril, vários grupos de dezenas de jovens salesianos e universitários ligados aos salesianos partiram em missão em várias localidades do país. A iniciativa é promovida pela Pastoral Juvenil Salesiana. Jovens deram testemunho de uma Igreja em saída, com alegria, encontro e Evangelho.

No último mês, perto de 400 jovens e salesianos participaram nas Missões Anima de norte a sul do país. Cento e três missionários e 14 chefes de missão do Estoril partilharam uma semana dedicada a Jesus, à sua Palavra e à beleza de ver Deus nos outros em Mora e Torrão; 12 jovens, um salesiano e um chefe de Setúbal animaram a comunidade de Pontes; 56 alunos do secundário dos Salesianos de Lisboa, oito chefes e dois salesianos empenharam-se em servir e levar Cristo a todos em Peniche; 40 universitários de Lisboa, oito chefes e quatro salesianos serviram a população de Vidigueira; 23 jovens e seis chefes do Porto animaram a comunidade da Murtosa; 41 jovens ligados aos Salesianos de Évora, nove chefes de missão e dois salesianos dedicaram o seu tempo a aprofundar a sua Fé através da missão em São Sebastião da Giesteira; por fim, os 39 missionários e sete chefes dos Salesianos de Manique viveram uma semana de descoberta e fortalecimento da relação com Deus em São Julião do Tojal.

Missão ANIMA Universitários Salesianos 2025 – Vidigueira

Na semana da Oitava da Páscoa de 2025, cinquenta jovens universitários, provenientes dos ambientes salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora, rumaram até à Vidigueira para viver a primeira Missão ANIMA para Universitários. Este projeto nasceu do coração de vários jovens que, tendo já participado em missões com alunos do secundário, insistiam: “Também nós, universitários, precisamos de uma missão ANIMA!” O convite foi acolhido pelo CUSCO – Centro Universitário Salesiano de Santo Condestável, que organizou com entusiasmo esta experiência inédita. A maioria dos participantes eram antigos alunos das casas salesianas, desejosos de continuar a viver o espírito de Dom Bosco agora na sua etapa universitária. Em comunhão com a população alentejana, especialmente os jovens, estes universitários deram testemunho de uma Igreja jovem, alegre e ressuscitada, como tanto sonhava o Papa Francisco.

Leia também  Índia: "Harmony Foundation" atribui Prémio Madre Teresa ao Pe. Tom Uzhunnalil

A missão iniciou-se num momento particularmente marcante: o mesmo dia em que faleceu o querido Papa Francisco. Esta coincidência deu um tom ainda mais intenso à semana. A liturgia da Oitava da Páscoa, cheia de luz, esperança e vida nova, sustentou espiritualmente cada gesto e cada encontro vivido nas ruas, escolas e instituições da Vidigueira.

Um dos grandes destaques da missão foi o trabalho apaixonado e criativo da companhia Valdocco, que dinamizou ações de evangelização junto das escolas e do centro de formação profissional, alcançando centenas de jovens com propostas de sentido, fé e alegria. Durante toda a semana, os missionários contaram com a presença a tempo inteiro de três salesianos, bem como com a visita de diversos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), entre os quais todos os coordenadores de pastoral das casas salesianas, reforçando a ligação entre a missão e o carisma educativo de Dom Bosco e Madre Mazzarello. A hospitalidade foi outro dos marcos desta missão. O pároco local, Pe. Pedro Rodrigues, a comunidade paroquial, a Câmara Municipal, as instituições de solidariedade social e as Juntas de Freguesia acolheram-nos com um calor humano singular, abrindo portas e corações à presença destes jovens missionários.

No final desta semana inesquecível, ficou a certeza de que vale a pena sonhar e arriscar: os jovens universitários são também protagonistas de evangelização. Eles mostraram que é possível viver o Evangelho no coração das comunidades, com alegria, criatividade e espírito salesiano.

Obrigado a todos os animadores, parceiros e a todos estes jovens maravilhosos que deram corpo ao sonho de uma Igreja em saída, promotora de encontro, paz, diálogo e anúncio. Uma Igreja pascal. Uma Igreja jovem. Uma Igreja à maneira de Dom Bosco e do Papa Francisco.

Leia também  Faleceu o Pe. João de Deus Pires

Certamente Dom Bosco ficou muito feliz.

Artigos Relacionados