Missa de Natal dos Salesianos de Lisboa

Nos Salesianos de Lisboa sempre foi tradição, na última semana de aulas, celebrar-se antecipadamente o Natal numa celebração por ciclos. Este ano tal não foi possível, mas não quisemos deixar de viver este momento sempre tão significativo.

Às 09.00h do dia 18 de dezembro, último dia de aulas, foi celebrada a Eucaristia para toda a escola, presidida pelo diretor, Pe. João Chaves. Na igreja estiveram presentes todos os delegados e subdelegados de turma enquanto todos os outros assistiram na própria sala de aula à transmissão da Eucaristia. 

Esta Eucaristia ultrapassou os limites físicos da escola e chegou a muitas outras pessoas através de gestos simples, mas muito significativos. No momento do ofertório, dois alunos de cada ciclo levaram até à manjedoura de Jesus um cabaz com alguns dos 4837 produtos alimentares e de higiene recolhidos pelo seu ciclo na campanha de Natal, em favor das famílias acompanhadas pelo SolSal. E no final da Eucaristia, o padre diretor entregou a cada diretor de ciclo um postal de Natal para cada aluno do seu ciclo. No postal estava uma proposta para um momento de oração para ser feito em família, bem como uma bênção para a mesa da ceia de Natal. 

O Natal é, na sua essência, a festa da proximidade. Com os limites que a pandemia nos impõe, pequenos gestos que aproximam os corações fazem cada vez mais sentido. Foi assim que todos se sentiram na Eucaristia de Natal: todos muito próximos, na comunhão do coração. 

Artigos Relacionados