Mindelo, Cabo Verde: Missão Acreditar

Jovens dos Salesianos de Évora em voluntariado em Cabo Verde.

A Missão Acreditar foi constituída por um grupo de jovens voluntários dos Salesianos de Évora, que integrou o programa provincial D. Bosco Projeto Vida.

Dez jovens motivados pela promoção dos valores e ideais do fundador dos Salesianos, S. João Bosco, foram acompanhados pelos salesianos Pe. Gonçalo Manuel, Celestino da Costa, Diogo Almeida e os salesianos da comunidade de S. Vicente, numa missão na aldeia de São Pedro, na Ilha de São Vicente, Cabo Verde, de 2 a 26 de agosto.

Todos os dias a Missão Acreditar encontrou-se no meio das crianças, adolescentes e jovens que constituíram um grupo de 80 pessoas. Diariamente encontrámo-nos com cerca de 130 pessoas. As atividades foram realizadas de acordo com temas diários: saúde, fé, educação, economia, música, cultura, família, etc. As atividades começavam sempre com a celebração eucarística e o bom-dia. Ao final de cada dia havia sempre um momento de avaliação e de preparação do seguinte.Acreditamos que deixámos lá um bocadinho de cada um de nós.

Acreditamos que fizemos a diferença. Acreditamos que contribuímos para a vida e os sorrisos das crianças, adolescentes e jovens que encontrámos diariamente. Acreditamos num Amor Maior, que nos faz não querer ser “jovens de sofá”, mas “jovens de sapatilhas” a querer deixar marca, “em estradas nunca antes caminhadas” como nos pede o Papa Francisco.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 570 de Setembro/Outubro de 2018

Artigos Relacionados