Lituânia: A alegria e a criatividade do Oratório Salesiano contrastam com o medo da pandemia

Apesar de as grandes limitações decorrentes das medidas de contenção da pandemia da Covid-19, o oratório salesiano de Vilnius, capital da Lituânia, quis mais uma vez oferecer, durante os meses de verão, uma proposta educativa e de lazer às crianças e aos jovens. O Centro diurno de verão, realizado durante algumas semanas na igreja São João Bosco, em Vilnius, despertou grande interesse na comunidade, com a participação de mais de 350 crianças, muitas das quais vindas de outros pontos da cidade. 

Inspirados pela mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2021 que, apesar da pandemia, convida a não fechar o coração às necessidades materiais e espirituais dos outros e motivados pelo tema “Não podemos silenciar o que vimos e ouvimos!” (At 4,6), os Salesianos de Vilnius juntaram-se a uma Religiosa da Família Salesiana, 27 animadores do oratório e sete voluntários italianos da Animação Missionária da Circunscrição Especial do Piemonte-Vale d‘Aosta, bem como um acompanhante salesiano e formaram um grupo de animação sólido e coeso em todas as atividades do Centro diurno de verão. Juntos dedicaram-se a testemunhar, com a vida e a alegria salesianas, que é possível quebrar as barreiras do medo e do isolamento. 

As crianças foram divididas, por faixa etária, em quatro grupos independentes que não interagiram entre si por questões de ecossegurança, formando na prática quatro acampamentos de verão paralelos. Foram organizados jogos, atividades desportivas, oficinas e passeios pela natureza que circunda a cidade. 

Além disso, “todos os dias foi reservado um momento de oração na igreja, com a apresentação de uma parábola de Jesus, explicada e atualizada: o fio condutor foi a esperança que nasce da relação pessoal entre Jesus e o discípulo. Ele procura-nos, nós o procuramos. E depois? Testemunhamos entre os nossos amigos, porque não podemos ficar calados…!” – explicou o P. Alessandro Barelli, missionário salesiano na Lituânia. 

Para encerrar com chave de ouro as atividades, todos os dias as crianças recebiam um gelado, financiado por um projeto de participação infantil da Câmara Municipal de Vilnius. 

Leia também  Itália, Sea Watch: ONG Salesiana pronta para acolher os menores a bordo

Com o encerramento do Centro de verão, as atividades seguem, em agosto, com diversas propostas na casa de veraneio dos salesianos, situada numa região repleta de verde, próxima ao Lago Tverecius. Os animadores italianos, participarão das atividades de verão da recém-formada comunidade salesiana de Telsiai, na região de Samogícia, na direção do mar Báltico. 

Artigos Relacionados