Lisboa acolheu encontro dos responsáveis da formação inicial salesiana de Espanha e Portugal

A sede da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, em Lisboa, recebeu, no fim de semana, as Jornadas de Formação para Formadores salesianos das províncias de Espanha e Portugal.

Entre os dias 13 e 15 de janeiro, cerca de duas dezenas de responsáveis pela formação inicial de novos salesianos das duas Províncias de Espanha, Madrid e Sevilha, e de Portugal participaram no encontro em que também estiveram presentes o Conselheiro-Geral para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García Morcuende, e o Provincial dos Salesianos de Portugal e Cabo Verde, Pe. José Aníbal Mendonça.

Ao longo dos três dias, os formadores receberam várias orientações para o acompanhamento espiritual de jovens salesianos. O Pe. Juan José Bartolomé, responsável da Região Mediterrânea para esta área, coordenou o encontro.

Na primeira parte, na tarde de sexta-feira, o Pe. Koldo Gutiérrez apresentou o documento do Conselheiro Geral da Congregação para a Formação, Pe. Ivo Coelho, sobre o colóquio com o diretor, o acompanhamento espiritual e as admissões. Após a reflexão pessoal, em grupo destacaram-se dificuldades e propostas fundamentais relacionadas com os temas da confidencialidade, do abuso de poder e de consciência, da liberdade para a escolha do acompanhante e da transmissão de dados pessoais.

O Conselheiro do Reitor-Mor para a Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García Morcuende, acompanhou a formação e orientou as sessões de trabalho dos dias seguintes. O tema “Formação na e para a missão” foi desenvolvido ao longo do dia 14. Depois do destaque de alguns sintomas de fragilidade pastoral, foi abordada a necessidade de formação para uma contemporânea consciência e identidade de missão e os passos concretos e necessários a dar.

O último dia, foi dedicado ao estudo do tema “Experiência da orientação vocacional salesiana: itinerário de formação”, dos Atos do Conselho Geral. Incidindo na fase formativa do “Aspirantado”, foi feita uma avaliação das várias expressões desta etapa no mundo salesiano, de aspetos relacionados com os candidatos, dos ambientes e condições a garantir, dos tempos, modos e itinerários.

Leia também  Edições Salesianas: Proposta para a família para o IV Domingo da Quaresma
Pe. Miguel Ángel García Morcuende presidiu à Eucaristia de domingo na Capela da comunidade

Artigos Relacionados