Jornais Centenários no Dia Nacional da Imprensa

A Associação Portuguesa de Imprensa vai organizar o Dia Nacional da Imprensa no dia 14 de dezembro, na Universidade de Évora. Os Jornais Centenários, de que o Boletim Salesiano faz parte, têm destaque no programa que se vai debruçar sobre as políticas públicas para a Comunicação Social.

No próximo dia 14 de dezembro vai decorrer na Universidade de Évora o Dia Nacional da Imprensa de 2022. Com organização da Associação Portuguesa de Imprensa, o programa anunciado inclui palestras sobre políticas públicas de sustentabilidade da Comunicação Social, desinformação e a importância da memória da imprensa. Está prevista a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

O programa inclui uma visita à exposição “Jornais Centenários de Portugal e do Brasil: Um legado Cultural”, inaugurada no mês de setembro em Alcáçovas, Viana do Alentejo.

Patente no Paço dos Henriques em Alcáçovas até 30 de abril de 2023, a mostra ocupa as salas do primeiro andar do Paço dos Henriques, numa área de mais de 250 m2, que junta 57 publicações centenárias portuguesas e brasileiras, 38 de Portugal e 19 do Brasil.

Entre as publicações incluem-se o jornal Diário de Pernambuco, fundado em 1825, o mais antigo jornal em língua portuguesa com publicação contínua; e o Açoriano Oriental, editado desde 1835, o mais antigo jornal português. Faz parte da imprensa portuguesa centenária a edição portuguesa do Boletim Salesiano, revista da Família Salesiana, editado desde 1902.

Esta exposição foi já apresentada em várias cidades brasileiras, começando pelo Recife e terminando em São Luís do Maranhão, no convento onde viveu o Padre António Vieira e onde escreveu alguns dos seus mais importantes sermões.

O certame – que pode ser visitado de terça-feira a domingo entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas, resulta de uma parceria entre o município de Viana do Alentejo, a Junta de Freguesia de Alcáçovas, a Associação Portuguesa de Imprensa e a Associação da Imprensa de Pernambuco, e inclui ainda fotografias de António Homem Cardoso a evocar a importância da memória na luta contra o deserto de notícias.

Leia também  Pe. Ángel Artime reeleito Reitor-Mor da Congregação Salesiana

O Boletim Salesiano, cuja edição portuguesa teve o seu primeiro número em fevereiro de 1902, integra os Jornais Centenários de Portugal.

Artigos Relacionados