Jornadas de Planificação e Formação Pastoral 2021: Evangelização Missionária

A Pastoral Juvenil dos Salesianos organizou as Jornadas de Planificação e Formação Pastoral na conclusão do ano educativo-pastoral. O formato, ainda online, facilitou a participação de um grupo variado de membros das comunidades educativas, quer de leigos quer de salesianos. Decorreram nos dias 1 e 2 de julho, em três blocos distintos.

No contexto temático da “evangelização missionária”, para o qual temos sido desafiados pela Igreja e particularmente pelo Papa Francisco, apresentaram-se bases de reflexão bem definidas. Num primeiro momento, as “Provocações papais” com base nos desafios lançados pelo Papa à Igreja e ao mundo, tendo por base o texto do salesiano Pe. Rossano Sala, que tem acompanhado alguns momentos muito especiais da vida da Igreja nos últimos anos. Numa segunda partilha, também a partir do Pe. Rossano, “a JMJ 2023 como oportunidade”, focando a atenção na mais-valia que este tempo de preparação pode significar para a Igreja e para a Família Salesiana em Portugal. Finalmente, o terceiro passo, com base na reflexão que o Dicastério da Pastoral Juvenil Salesiana está a proporcionar, acolheu-se a reflexão do Dr. Ricardo Moniz, que tinha tido a oportunidade de participar numa formação salesiana, cujo tema tratou “A educação ao Amor: a afetividade e a sexualidade no acompanhamento dos jovens”.

Os momentos destas Jornadas tiveram a particularidade de voltar a unir muitos dos agentes pastorais das nossas presenças e, sobretudo, potenciar o caminho de construção conjunta da nossa Pastoral Juvenil Salesiana.

Artigos Relacionados