Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana de 12 a 15 de janeiro em Turim

Têm início amanhã, dia 12 de janeiro, em Turim as Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana. O encontro prolonga-se até domingo, dia 15.

Cerca de 300 representantes de quase todos os 32 grupos da Família Salesiana estarão presentes em Valdocco para a 41.ª edição das Jornadas de Espiritualidade. Mais uma vez será possível acompanhar os principais momentos através da página da página do Facebook e do canal do YouTube da Agência ANS, nomeadamente a Eucaristia (às 8h00, hora de Lisboa) e as sessões de trabalho da tarde (entre as 14h00 e 16h30).

O evento começa na manhã de quinta-feira, 12 de janeiro, com a receção dos convidados e visitas em Valdocco e ao Museu Casa Dom Bosco. Durante a sessão de abertura oficial, às 14h30, terá lugar o encerramento oficial do Ano dedicado a S. Francisco de Sales, com um discurso do Pe. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação, e do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, que também apresentará o Lema para este ano “Como fermento na família humana de hoje – A dimensão laical na Família de Dom Bosco”. A Eucaristia na Basílica de Maria Auxiliadora e, à noite, a experiência comunitária da “Via-Lucis” encerrarão o dia.

A programação da sexta-feira, 13, começa com a Eucaristia na Basílica e uma sessão de reflexão, na qual os participantes de Valdocco, divididos em pequenos grupos linguísticos, poderão refletir sobre que aspetos do Lema que mais ajudam a valorizar a dimensão laical da Família Salesiana. À tarde, será realizada uma mesa redonda sobre o tema “O momento atual dos leigos na Igreja”, moderada por Antonio Boccia, Coordenador Mundial dos Salesianos Cooperadores, que reunirá quatro apresentações: o empenho apostólico dos leigos; a identidade do leigo; processos educativos e acompanhamento juvenil; e o papel do leigo na Igreja hoje. O dia ainda terá a apresentação de dois grupos da Família Salesiana – as Irmãs de Maria Imaculada Auxiliadora e a Congregação das Irmãs de São Miguel Arcanjo –, um encontro com os palestrantes da mesa-redonda e um momento de oração à noite.

Leia também  Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana em Turim

As atividades da manhã do sábado, 14 de janeiro, seguirão o mesmo esquema do dia anterior, mas, durante o período de trabalho nos grupos linguísticos, a reflexão continuará a desenvolver as ideias da mesa-redonda do dia anterior. À tarde, haverá uma sessão de aprofundamento da santidade salesiana de Artémides Zatti. A seguir, serão apresentados os grupos das Filhas de Maria Rainha e da Comunidade da Missão de Dom Bosco, com o relato de várias boas práticas de serviço juvenil levadas a cabo pela Família Salesiana nos vários continentes. A sessão encerra com a exibição do filme “Zatti, hermano nuestro” (Zatti, nosso irmão). O dia terminará com uma noite de fraternidade.

A programação do último dia, domingo, 15 de janeiro, vai ter início com a Eucaristia na Basílica de Maria Auxiliadora, presidida pelo Reitor-Mor, que também será transmitida ao vivo. De seguida, e a encerrar a 41.ª edição das Jornadas de Espiritualidade, haverá uma última sessão de trabalho, em grupo, para refletir sobre os projetos de serviço juvenil apresentados na véspera e a apresentação das conclusões do encontro.

Artigos Relacionados