Itália, inclusão: 400 jovens presentes na Festa Salesiana dos Migrantes

Os Salesianos da Sicília promoveram no dia 22 de janeiro um encontro regional dos migrantes acolhidos em sete centros de acolhimento: San Gregorio, Cammarata, Camporeale, Catania, Piazza Armerina, Aidone e Villarosa.

A festa foi organizada pela associação “Don Bosco Island” para testemunhar a solicitude da Família Salesiana pela tutela e a inserção social dos menores migrantes que chegam à ilha. Os cerca de 400 menores migrantes e os funcionários dos centros reuniram-se no “Pala Don Bosco” da obra Jesus Adolescente, de Palermo, e assistiram a um espetáculo com exibições de cultura africana dos jovens e participaram num torneio de Futsal.

O Presidente da Câmara de Palermo, Leoluca Orlando, participou no encontro e apresentou os conteúdos da “Carta de Palermo sobre a Mobilidade Humana Internacional”.

O Provincial dos Salesianos da Sicília, Pe. Giuseppe Ruta, sublinhou a figura de Dom Bosco como Pai, Mestre e Amigo também para os migrantes de religião muçulmana; e acrescentou: “Tende a coragem de prosseguir… Mas sozinhos não chegareis a lugar nenhum. A família de Dom Bosco acolhe-vos e apoia-vos. Lembrai-vos de que não estais sós…, porque ‘Somos Família!’: a Família de Dom Bosco, a Família de todos os Jovens do mundo!”. O Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, enviou uma mensagem: “Vós estais entre os preferidos de Dom Bosco: por isso, bem-vindos ao meio de nós. Esperamos poder acompanhar-vos e ajudar-vos da melhor maneira possível (…) As nossas portas estão abertas. Sede felizes! Sede bons!”. O delegado provincial para a Exclusão e Marginalização Juvenil, Pe. Giuseppe Cutrupi, afirmou a vontade de repetir a iniciativa.

 A associação “Don Bosco Island” é formada pelos Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora da Sicília, pela Federação “Salesianos pelo Social” e pelas Organizações Não Governamentais salesianas: “Don Bosco 2000”, “Metacometa”, “VIS” e “VIDES”.

Leia também  Capítulo Geral 28: A Tipografia

Originalmente publicado no Boletim Salesiano n.º 561 de Março/Abril de 2017

Artigos Relacionados