Ir. Yvonne Reungoat, antiga Madre Geral das FMA, nomeada para o Dicastério dos Bispos

Foram três as mulheres que o Papa Francisco nomeou para o Dicastério para os Bispos, duas delas religiosas: a Ir. Yvonne Reungoat, Filha de Maria Auxiliadora; a Ir. Raffaella Petrini, das Irmãs Franciscanas da Eucaristia e secretária-geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; e Maria Lia Zervino, presidente da União Mundial das Organizações de Mulheres Católicas. Com elas foram nomeados mais onze membros entre Cardeais e Monsenhores.

A função deste Dicastério é participar no processo de nomeação dos Bispos, diocesanos e titulares, e dos Administradores Apostólicos e, em geral, à provisão das Igrejas Particulares, levando em consideração as propostas das Igrejas Locais, das Conferências Episcopais e das Representações Pontifícias, e após consultar os membros da Presidência da respetiva Conferência Episcopal e o Metropolita.

A nova Constituição Apostólica sobre a Cúria Romana “Praedicate Evangelium”, promulgada pelo Papa Francisco em março deste ano, abriu à nomeação para funções de governo da Cúria, como a liderança de dicastérios ou outros organismos, de mulheres, leigos e leigas.

A Madre Yvonne Reungoat foi a IX Superiora Geral das FMA. Nascida em 14 de janeiro de 1945, em Plouénan, França, fez a Profissão Religiosa como FMA em 5 de agosto de 1965. Doutora em Letras, História e Geografia pela Universidade de Lyon, em França. Em Lyon é professora até 1980. Dirige comunidades em Lyon e em Paris entre 1977 e 1983; é Vigária Provincial, de 1978 a 1983; e Diretora em Paris, de 1983 a 1989. Em 1991 foi escolhida para Superiora da Província Africana Mãe de Deus, com sede em Lomé, no Togo. No Capítulo Geral 20, em 1996, é eleita Conselheira Geral Visitadora e, em 2002, no CG21, Vigária Geral. Em 2008, no CG22 foi eleita Superiora Geral e no CG23, em 2014, confirmada no cargo. Desde 2018, a Ir. Yvonne é Presidente da União das Superioras Maiores da Itália (USMI) e, desde 2019, membro da Congregação Vaticana para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Leia também  Pe. Juan Freitas, sdb: “Há milhares de jovens portugueses com vontade de ser cristãos a sério, e isso é a melhor coisa que podia acontecer”

Numa entrevista ao Vatican News, a religiosa comentou a nomeação como “uma surpresa total”. À pergunta sobre a qualidade prioritária que um Bispo deve ter, respondeu: “a escuta profunda do povo”. “Se não houver esta atitude de base, corre-se o risco de construirmos edifícios a partir do telhado e não lançar as bases para a evangelização, não atingindo o coração das pessoas”.

A Madre Yvonne foi sucedida no cargo de Superiora Geral das FMA pela Irmã Chiara Cazzuola, após eleição no Capítulo Geral XXIV em 2021.

Recebida a notícia, a Madre Chiara Cazzuola dirigiu à Ir. Reungoat a sua mensagem de parabéns:

«Enquanto nos alegramos por mais esta nomeação, sinal da grande confiança da Igreja na sua pessoa e no Instituto, desejamos-lhe tudo de bom nesta sua missão. E, ainda que já próximas pelo afeto e gratidão, acompanhá-la-emos, neste novo caminho, com a oração e o empenho na nossa fidelidade à Igreja e ao Papa.

Obrigada, Madre Yvonne pela sua disponibilidade e pronta e serena resposta a este novo chamamento que, no ano em que celebramos os 150 anos da Fundação do Instituto das FMA, é um presente e sinal da fecundidade do carisma.

Maria Auxiliadora preceda, guie e acompanhe o seu caminhar, como o fez desde as origens do nosso Instituto. E com todas as Filhas de Maria Auxiliadora do Mundo: “Feliz caminhada!”».

Artigos Relacionados