Ir. Maria Troncatti será canonizada no próximo domingo

Ir. Maria Troncatti será canonizada no próximo dia 19 de outubro

No próximo domingo, o Papa Leão XIV vai canonizar a Irmã Maria Troncatti. Missionária, “mãe”, catequista, enfermeira, artesã da paz e da reconciliação, Maria Troncatti é a primeira Filha de Maria Auxiliadora canonizada depois da cofundadora do Instituto, Santa Maria Mazzarello. Com ela serão canonizados seis outros beatos.

No próximo dia 19 de outubro, na Praça de São Pedro, no Vaticano, Leão XIV vai canonizar a Irmã Maria Troncatti, juntamente com seis outros beatos. Com a religiosa salesiana serão canonizados os beatos Ignazio Choukrallah Maloyan, Peter To Rot, Vincenza Maria Poloni, Maria del Monte Carmelo Rendiles Martínez, José Gregorio Hernández Cisneros e Bartolo Longo.

Irmã Maria Troncatti (1883-1969), Filha de Maria Auxiliadora, nasceu em Corteno Golgi, na província de Brescia, Itália, numa família de agricultores. Foi missionária no Equador, onde chegou em 1922 aos 39 anos, primeiro em Chunchi e, três anos depois, em Macas.

Nos 47 anos de vida missionária, a religiosa salesiana marcou as pessoas à sua volta: foi “mãe”, catequista e enfermeira junto das tribos Shuar e das comunidades imigrantes, trabalhou na promoção e na formação das mulheres. Ainda em Itália, formou-se em enfermagem durante a primeira guerra mundial, e, no Equador, no terreno, fez de uma pequena clínica um hospital, onde formou outras enfermeiras. Viveu no meio da tensão entre nativos e estrangeiros, e entre eles cultivou o diálogo e o perdão.

Após o anúncio, a Superiora das FMA, Irmã Chiara Cazzuola, numa mensagem vídeo publicada no Youtube, revelou a alegria e a gratidão pelo momento histórico para a Igreja e para as FMA. “É Mãe incansável no seu serviço aos pobres, aos pequenos, aos doentes e sem confiança, tanto aos seus queridos Shuar quanto aos colonos. Doa-se com ternura e amor à humanidade ferida, testemunhando, especialmente na selva equatoriana, o amor do Pai por todos os seus filhos. Por isso, é carinhosamente chamada madrecita”, recorda a Ir. Chiara.

Morreu aos 86 anos, num acidente aéreo.

Foi declarada Venerável a 8 de novembro de 2008. A 24 de novembro de 2012 o Papa Bento XVI proclama-a Beata. O anúncio da canonização foi feito no dia 13 de junho último, no Consistório Ordinário público presidido pelo Papa Leão XIV.

O milagre que levou à canonização

O Instituto das FMA revelou os detalhes do milagre. Juwa Juank Kankua Bosco, nascido em 1975 em Tuutin Entsa, pertence à população Shuar da comunidade de Nunkui Nunka, província de Morona Santiago, casado com Natalina e pai de seis filhos. Em fevereiro de 2015, enquanto afiava a lâmina da sua máquina para lixar tábuas de madeira, foi violentamente atingido na parte frontal da cabeça por uma pedra de grande dimensões. Um quarto da massa cerebral saiu da cabeça e ele perdeu a consciência. Após os primeiros socorros, por canoa e depois por ambulância aérea, chegou ao hospital de Macas duas horas após o acidente, para depois ser transferido para o hospital de Ambato, onde foi submetido a uma longa cirurgia. Diante da gravidade do prognóstico, o cunhado colocou no peito do ferido uma imagem da Beata Irmã Maria Troncatti e, com a família e as missionárias salesianas, invocaram a ajuda da Beata. Depois da alta hospitalar, incapaz de falar ou de se mover, é alimentado por sonda gástrica e recebe apenas algumas sessões de fisioterapia. Entre o final de março e abril de 2015, o Sr. Juwa sonha com Maria Troncatti, que lhe aplica alguns cuidados na perna e na boca, prevendo a sua cura. Ao acordar Juwa Juank Kankua Bosco começa a mover-se, pronunciando também algumas palavras. A partir desse momento verifica-se uma melhoria progressiva do seu estado. Um exame médico em 2022 atesta a «cura total», sem sequelas ou défices cognitivos ou outros défices relacionados com o acidente.

A 25 de novembro de 2024, o Papa Francisco autorizou a promulgação do Decreto super miraculo sobre o caso da cura milagrosa de um «traumatismo cranioencefálico aberto com fratura cominutiva do crânio, perda de substância cerebral e exposição do tecido cerebral na região fronto-parieto-temporal direita, dano axonal difuso, coma grave evoluído para estado vegetativo tipo 2», pela intercessão da Beata Maria Troncatti.

As celebrações em Roma

A abertura das celebrações esta semana acontece na sexta-feira, 17 de outubro, às 17 horas, na Casa Geral das FMA de Roma, na Via dell’Ateneo Salesiano, com o discurso de Superiora das FMA, Madre Chiara Cazzuola, a saudação do Reitor-Mor, Pe. Fábio Attard, e uma intervenção do Pe. Pier Luigi Cameroni, Postulador geral das Causas dos Santos da Família Salesiana. No mesmo encontro, Juwa Bosco dará o seu testemunho.

A Casa Geral inaugura também na sexta-feira uma exposição dedicada à Irmã Maria Troncatti. O evento vai ter transmissão direta no canal YouTube do Instituto das FMA e terá também a participação de uma comitiva portuguesa de nove Salesianas, dirigida pela Provincial, Irmã Deolinda Teixeira.

No sábado, 18 de outubro, a partir das 15h30, haverá uma festa para os jovens do Movimento Juvenil Salesiano de Itália no Instituto São João Bosco em Roma-Cinecittà.

https://www.youtube.com/@CGFMANET

À noite, a partir das 20h45, o Reitor-Mor vai presidir à Vigília de Oração.  A “boa-noite” será feita pela Madre Chiara Cazzuola.

Domingo, 19 de outubro, às 10h30, o Papa Leão XIV presidirá à Eucaristia e à Canonização, com a participação, entre outros, de Cardeais e Bispos Salesianos das Dioceses da Lombardia e do Equador, das Presidentes das Conferências Interprovínciais, de uma jovem e de uma missionária representando as jovens e as FMA do mundo, dos Prefeitos de Corteno Golgi (Bréscia), terra natal da futura Santa, e de Sucúa (Equador), de sobrinhos-bisnetos e outros familiares, de numerosos peregrinos, especialmente jovens, vindos da Lombardia e de toda a Itália, do Equador e de outras partes do mundo.

À tarde, na Casa Geral das FMA, o Reitor-Mor presidirá a celebração das Vésperas. À noite haverá uma festa.

Na segunda-feira, 20 de outubro, às 11h00, na Sala Paulo VI, o Papa Leão XIV vai receber em audiência os peregrinos presentes para a Canonização dos novos sete santos.

Às 17 horas, na Basílica de São Paulo Extramuros, o Cardeal Salesiano Ángel Fernández Artime presidirá a solene Celebração Eucarística de Ação de Graças para a Família Salesiana. Concelebrarão Dom Andres Carrascosa Coso, Núncio Apostólico no Equador, Dom Néstor Montesdeoca, Vigário Apostólico de Méndez (Equador), Dom Pierantonio Tremolada, Bispo de Bréscia, Dom Fabio Attard, Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Bispos e presbíteros das Dioceses do Equador e da Itália.

Com a religiosa salesiana serão canonizados os beatos Inácio Choukrallah Maloyan (Bispo de Mardin dos Arménios, Mártir), Peter To Rot (Pai de família, Mártir na Papua-Nova Guiné), Vincenza Maria Poloni (Fundadora do Instituto das Irmãs da Misericórdia), Maria do Monte Carmelo Rendiles Martínez (Fundadora das Irmãs Servas de Jesus, da Venezuela), José Gregório Hernández Cisneros (Leigo, da Venezuela, chamado “o Médico dos pobres”) e Bartolo Longo (Leigo, Apóstolo do Rosário).

O Instituto das FMA criou o site www.mariatroncatti.org, com a biografia, fotos, textos, subsídios multimédia, notícias e todo o material de aprofundamento e de divulgação para tornar mais conhecida a figura da Irmã Maria Troncatti.

https://www.salesianos.pt/biografia/b-maria-troncatti

Artigos Relacionados