fbpx

Ir. Alessandra Smerilli: uma mulher entre os Conselheiros de Estado do Vaticano

Salesianos > Notícias > Ir. Alessandra Smerilli: uma mulher entre os Conselheiros de Estado do Vaticano

O Papa Francisco nomeou Conselheira de Estado da Cidade do Vaticano a Ir. Alessandra Smerilli, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Docente Ordinária de Economia Política na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium. O mandato, que se realiza colegialmente com outros conselheiros reunidos na Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, dura cinco anos. A Pontifícia Comissão é composta por um Conselheiro Geral e cinco Conselheiros de Estado, como organismo que exercita o Poder Legislativo no Estado da Cidade do Vaticano, presta assistência na elaboração das Leis Vaticanas e noutras matérias de especial importância.

A docente Alessandra Smerilli nasceu em Vasto, em 1974, e laureou-se em Economia e Comércio pela Universidade de Roma Tre. Especializou-se em Economia Política pela Universidade La Sapienza, de Roma, e na School of Economics da East Anglia University, de Norwich.

Além de docente na Faculdade Auxilium, leciona noutras Instituições Universitárias, é membro do Comissão Científica e Organizativa das Semanas Sociais dos Católicos, promovida pela Conferência Episcopal Italiana (CEI), e está entre os especialistas do Conselho Nacional do Terceiro Setor, organismo instituído junto do Ministério do Trabalho e das Políticas Sociais. Em outubro, a Irmã Smerilli participou, como ouvinte, no Sínodo dos Bispos sobre “Os Jovens, a Fé e o Discernimento vocacional”, o mesmo Sínodo em que a voz dos jovens pediu, entre outras coisas, uma maior consideração pelas mulheres nos papéis de responsabilidade, dentro da Igreja.

Artigos Relacionados