Investigadora da Universidade do Porto e antiga aluna salesiana recebe bolsa europeia de 1,5 milhões de euros

Susana Soares foi um dos cinco cientistas portugueses distinguidos com as “Starting Grants” do Conselho Europeu de Investigação.

A antiga aluna dos Salesianos do Porto trabalha há mais de uma década como investigadora especializada na compreensão dos sabores dos alimentos e da sua perceção. Agora, integra o grupo 397 cientistas selecionados – entre mais de quatro mil candidaturas – no primeiro concurso “ERC Starting Grants” promovido pelo Conselho Europeu de Investigação para cientistas em início de carreira, para o período de 2021-2027.

Susana Soares foi um dos cinco cientistas portugueses escolhidos pelo Conselho Europeu de Investigação. A investigadora da Universidade do Porto e antiga aluna dos Salesianos do Porto vai receber uma bolsa no valor de 1,5 milhões de euros.

“Para mim e para a minha equipa esta bolsa representa várias coisas: primeiro, o culminar de muito trabalho árduo, de muita dedicação e espírito de equipa; segundo, é uma motivação para fazer cada vez mais, cada vez melhor, sempre com vontade de aprender, crescer e partilhar conhecimento”, revelou a investigadora ao site da Universidade do Porto.

Em 2020, numa entrevista ao Boletim Salesiano, Susana Soares explicava o objetivo da sua investigação: “A maioria dos alimentos promotores de saúde são de origem vegetal, vegetais propriamente ditos, legumes e produtos. A maioria destes alimentos são ricos em compostos saudáveis, os polifenóis, mas que são tipicamente amargos e adstringentes”. “A minha investigação procura encontrar outras alternativas, compostos saudáveis que interajam com os compostos cujo sabor não é agradável e os impeçam de ter esse sabor”, resumia.

Os resultados da investigação liderada por Susana Soares terão aplicações em várias áreas, do sector primário, às indústrias alimentar e farmacêutica.

Leia também  Festa de São Francisco de Sales: 24 de janeiro

Susana Soares é licenciada em Bioquímica pela Universidade do Porto, instituição onde concluiu o mestrado (2008) e o doutoramento (2012).

Artigos Relacionados