Inteligência artificial

Inteligência artificial e sabedoria do coração: Para uma comunicação plenamente humana

A Inteligência Artificial está na ordem do dia. Abre-se um jornal diário, uma revista ou semanário e a IA aparece como notícia e matéria de discussão.

O Papa Francisco, nos seus discursos, tem abordado o assunto da Inteligência Artificial (IA), sendo que a sua Mensagem específica sobre a IA foi publicada no passado dia 24 de janeiro, festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, embora tenha sido explicitamente escrita para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se assinala a 12 de maio. Nela, o Papa alerta que a “evolução dos sistemas está a modificar de forma radical a informação e a comunicação” e, através delas, “algumas bases da convivência civil”.

Há sem dúvida um potencial da IA que diz respeito à simplificação da vida humana revolucionando a forma como vivemos. O Papa adverte, na sua mensagem, que “corre-se o risco de ser rico em técnica e pobre em humanidade”, sendo que, curiosamente, o seu pensamento sublinha o espírito salesiano prevenindo que “somente dotando-nos de um olhar espiritual e recuperando a sabedoria do coração” é possível descobrir o caminho para uma comunicação plenamente humana.

Nos diversos e abundantes artigos publicados no mundo da comunicação social percebe-se que pretender travar a IA, a sua evolução científica e a sua aplicação tecnológica seria como querer travar o vento com as mãos. Aquilo que é importante perceber é que a evolução só acontecerá em benefício da maioria, do bem comum e da humanidade se não ficar cativa de interesses sectários.

Por isso o Papa adverte: “Somos chamados a crescer juntos, em humanidade e como humanidade. O desafio que temos diante de nós é realizar um salto de qualidade para estarmos à altura de uma sociedade complexa, multiétnica, pluralista, multirreligiosa e multicultural”. O que se depreende das suas palavras é que a inovação tecnológica sendo o resultado do espírito criativo do ser humano deve ser valorizada a favor de toda a humanidade.

Leia também  Juvenil 2.0: Uma resposta multimédia para adolescentes

Fotografia: Vatican Media

Publicado no Boletim Salesiano n.º 603 de maio/junho de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados