Índia: Província salesiana de Hyderabad movida a energia solar

Em resposta ao apelo global pelo cuidado da Casa Comum, lançado pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’ e retomando o apelo do Capítulo Geral 28, resumido na oitava prioridade para o sexénio 2020-2026, intitulada: “Acompanhar os jovens rumo a um futuro sustentável” – a Direção da Província da Índia Hyderabad decidiu instalar painéis solares em todas as comunidades, contribuindo para uma redução significativa da “pegada ecológica” e favorecendo a transição para a sustentabilidade.

A província completou o processo de instalação das energias renováveis no dia 31 de janeiro de 2021, na festa de Dom Bosco. Todas as 31 comunidades da província estão equipadas com painéis solares, num total de 65 sistemas.

Calcula-se que a iniciativa levará a uma economia de até 26.400 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano no meio ambiente – equivalente à emissão para uma produção de energia com combustíveis fósseis – e permitirá salvar 158.400 árvores para o tratamento de emissões de CO2.

Um dos pontos da Declaração Final da Conferência “Energy Forever”, promovida pelo Sector para as Missões e pelo Economato Geral da Congregação em Roma, 26-27 de novembro de 2019, convidava “todas as Províncias da Congregação a adotar um modelo de desenvolvimento sustentável que conduza ao uso pleno de fontes renováveis de energia até 2032” e a “não investir em combustíveis fósseis”.

Os Salesianos de Hyderabad cumpriram o objetivo com 11 anos de antecedência.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 586 de Maio/Junho de 2021

Artigos Relacionados