Inaugurada a primeira presença salesiana na ilha das Flores na Indonésia

Pedro e Paulo são os Patronos da Diocese do Papa, e dois gigantes entre os apóstolos: o primeiro, Vigário de Cristo; o segundo, “Apóstolo das Gentes”. Pedro e Paulo são também os nomes dos primeiros dois missionários salesianos chamados a evangelizar e educar ao estilo salesiano a população da ilha indonésia das Flores. Foi inaugurada presença salesiana na ilha das Flores.

Três anos depois do estabelecimento da Visitadoria Salesiana “São Luís Versiglia”, da Indonésia, foi inaugurada a primeira comunidade com dois salesianos na ilha das Flores, uma nova fronteira muito esperada na Indonésia.

O Pe. Andrew Wong, Provincial, que acompanhou os dois pioneiros missionários até ao seu destino, fez a comunicação ao X Sucessor de Dom Bosco, o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime.

“Caro Pe. Ángel, desejo informar-lhe que no dia 1 de outubro de 2021, festa de Santa Teresinha de Lisieux (Padroeira das Missões, Nota do Editor), chegámos à Ilha das Flores, Diocese de Ruteng, Cidade de Labuan Bajo. Estamos a iniciar, nesta ilha, a primeira presença salesiana que o senhor nos pediu para estabelecer em 2018. O Pe. Siprianus Hormat e seus sacerdotes diocesanos acolheram-nos com grande fraternidade. Peço a sua bênção e oração pelos dois irmãos que enviamos nesta ocasião. Os seus nomes são significativos: Pe. Petrus Tukan e Pe. Paulus Rarasta”.

Os dois missionários, por sua vez, partilharam uma mensagem de agradecimento com toda a Família Salesiana: “Agradecemos as vossas orações e atenção. Estamos aqui para procurar fazer o bem aos jovens da ilha das Flores. De momento ainda nos estamos a instalar e à procura de uma residência adequada em Labuan Bajo”.

Labuan Bajo é uma pequena cidade de seis mil habitantes no extremo oeste da ilha de Flores, que vive principalmente da pesca e do turismo – é a porta de entrada para o Parque Nacional de Komodo, famoso pelos seus “Dragões de Komodo” – e possui uma animada comunidade católica e um seminário menor para a diocese de Ruteng.

Leia também  Casa Dom Bosco, Magdalena: Salesianos do Peru acolhem jovens migrantes venezuelanos

A ilha das Flores, localizada na parte oriental do país, é a 10.ª mais populosa da Indonésia, depois de Java, Sumatra, Bornéu (Kalimantan), Sulawesi, Nova Guiné, Bali, Madura, Lombok e Timor, e é também a décima em termos de área. Graças à colonização portuguesa, os dois milhões de habitantes são predominantemente católicos, e a Igreja na ilha está estruturada em três dioceses: Maumere, Ende e Ruteng. Muitos salesianos indonésios provêm desta ilha. Agora, foi inaugurada a presença salesiana na ilha das Flores

A Visitadoria “São Luís Versiglia”, da Indonésia, que hoje conta com mais de 70 salesianos, possui atualmente apenas uma comunidade canonicamente ereta fora da ilha de Java, a de Sumba. A expansão para a Ilha das Flores, agora iniciada com esta primeira presença, fora já de longa data um sonho assinalado pelo Pe. Egídio Viganò, VII Sucessor de Dom Bosco.

Artigos Relacionados