III Congresso Internacional de Catequistas: “Nunca se cansem de serem catequistas e de transmitir uma fé viva”

Com o tema “O Catequista, testemunha da Vida Nova em Cristo”, realizou-se no Vaticano o III Congresso Internacional de Catequistas, em que participaram mais de mil catequistas de 81 países, dos cinco continentes. A iniciativa do Dicastério para a Evangelização decorreu em Roma de 8 a 10 de setembro. 

A instituição pela Carta Apostólica, com Motu Proprio, Antiquum Ministerium, do ministério do catequista, no ano passado, veio reconhecer o importante serviço de leigos e leigas na evangelização, na transmissão da fé e na preparação para os sacramentos. 

No último dia, 10 de setembro, os participantes foram recebidos em audiência pelo Papa Francisco. Na Sala Paulo VI, o Pontífice pediu aos cerca de 1.400 catequistas que “nunca se cansem de ser catequistas e de transmitir uma fé viva”. “Nunca se esqueçam que a finalidade da catequese, que é uma etapa privilegiada da evangelização, é ir ao encontro de Jesus Cristo e deixá-lo crescer em nós”, lembrou.

O Papa sublinhou a importância do novo Diretório para a Catequese na renovação da catequese nas dioceses e nas paróquias. 

Na sua intervenção o Papa Francisco recordou a irmã religiosa e as duas senhoras que o prepararam para a Primeira Comunhão. “Não gostaria de terminar – considero uma coisa boa e certa – sem recordar os meus catequistas”, disse, pondo de lado o discurso preparado. “Havia uma irmã que dirigia o grupo de catequistas; umas vezes era ela que dava catequese, outras vezes duas boas senhoras. Ambas se chamavam Alísia. Eu sempre me lembro delas. A irmã deu-me as bases da minha vida cristã, para me preparar para a Primeira Comunhão, no ano 43-44”, contou. E sobre a sua catequista lembrou ainda a sua morte e a graça de ter podido “acompanhá-la naquele dia”. “O Senhor deu-me uma graça muito grande. […] E quando eu estava lá, a rezar diante dos seus restos mortais, agradeci ao Senhor pelo testemunho desta irmã que passou a vida quase toda só a dar catequese, a preparar crianças e jovens para a Primeira Comunhão. Chamava-se Dolores”.

Leia também  Há muito mais "sede de Deus" do que se possa pensar
Na fotografia, o salesiano Santiago García Mourelo, diretor da revista “Catequistas” da Editorial CSS dos Salesianos de Espanha, entrega ao Papa Francisco um exemplar da revista. A revista “Proyecto CATEQUISTA” foi lançada em janeiro de 1985 com a finalidade de ajudar na formação dos catequistas. Em outubro de 1997, o título foi alterado para simplesmente “Catequistas”. © Serviço Fotográfico – Vatican Media

Publicado no Boletim Salesiano n.º 595 de novembro/dezembro de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados