Huancayo Peru

Huancayo, Peru: Uma nova sala polivalente com computadores e instrumentos musicais

“Um novo salão colorido com mais instrumentos seria um sonho”, disse um dia Juana, uma rapariga que frequenta o Centro Juvenil de Huancayo, a um missionário salesiano.

Na Cordilheira dos Andes, a 3.200 metros de altitude, na cidade peruana de Huancayo, existe um Centro Juvenil salesiano. A presença salesiana ali começou há mais de 100 anos, com vários projetos de educação e formação destinados aos jovens mais desfavorecidos.

Um dos locais centrais da missão é o centro juvenil, que na sua origem era um simples pátio. Ao longo dos anos, foi sendo ampliado e ganhando novos edifícios, para oferecer um acolhimento melhor e novos serviços educativos.

Hoje, o pátio e a obra são frequentados por cerca de 200 jovens, entre os 13 e os 30 anos de idade, com graus de escolaridade diferentes: muitos deles vêm de famílias com poucos recursos económicos ou com problemas familiares complexos. O Centro é uma segunda casa, às vezes, até mesmo a primeira. Ali podem estudar, ler, usar computador, jogar e participar em aulas de canto, música, teatro.

“Um novo salão colorido com mais instrumentos seria um sonho”, disse um dia Juana, uma rapariga que frequenta o Centro Juvenil de Huancayo, a um missionário salesiano.

O projeto já estava nos planos dos Salesianos para dar uma nova vida ao centro. “Um grande salão polivalente, acolhedor, e bonito! E por que não?”

Com o apoio das “Missioni Don Bosco” de Turim, o novo salão vai ser um espaço confortável e seguro; com novos computadores para os jovens universitários; para as atividades dos grupos juvenis; com mais instrumentos musicais – uma bateria, um teclado, uma guitarra e um baixo – para as aulas de música; um professor de música para estimular os jovens a participar nos cursos de formação artística e musical; e um sistema de som com colunas, régie e microfones, para os dias de catequese, retiros espirituais, momentos de recreação e animação musical. O Centro Juvenil dos Salesianos de Huancayo tem como objetivo garantir a educação e a formação, oferecendo aos jovens de Huancayo a oportunidade de assumir e desenvolver os seus gostos e competências.

Leia também  Índia: Solidariedade e oração para enfrentar a pandemia

Texto e fotografia: Missioni Don Bosco/ANS

Publicado no Boletim Salesiano n.º 602 de março/abril de 2024

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados