A diretora do Museu de Arte Sacra do Funchal, Graça Alves, Salesiana Cooperadora e colaboradora do Boletim Salesiano, é a autora de livro ilustrado para crianças sobre a importância da preservação do património da Igreja. A edição é do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja.
O Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja editou “Um presente para o Menino Jesus”, livro ilustrado dirigido a crianças, que pretende ensinar a conhecer e cuidar do património cultural da Igreja. Com texto de Graça Nóbrega Alves e ilustrações de Carla Pinto, é um livro infantil, que nos conduz por uma aventura, onde o património da Igreja, o seu simbolismo e a importância da sua preservação, assumem especial protagonismo. A história é complementada com sete páginas de jogos.
“A ideia foi que as crianças dessem atenção àquilo que está à sua volta, que percebessem que o património religioso é muito mais do que arte, tem uma função e que é preciso guardar, que é preciso preservar e deixá-lo àqueles que vierem depois deles”, afirmou a autora em entrevista ao Programa Ecclesia da RTP2.
A venda de cada exemplar contribuirá com um Euro para o Centro de Acolhimento temporário “Regaço Materno”, do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, em Almada.
Graça Alves, escritora e investigadora, é Salesiana Cooperadora e colabora, há vários anos, com o Boletim Salesiano. É, desde 2023, diretora do Museu de Arte Sacra do Funchal. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, é autora de várias obras literárias, coautora de alguns ensaios sobre literatura, memórias, estudos insulares, histórias de vida, contos para várias coletâneas, e colaboradora de jornais e revistas nacionais e estrangeiras. Recentemente escreveu “Crónica das Crónicas” sobre os 75 anos da chegada dos Salesianos ao Funchal.
“Um presente para o Menino Jesus” está à venda na loja online do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja.
Programa Ecclesia do dia 22 de dezembro de 2025








