Missão Dom bosco

Fundação Salesianos lança Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano

A plataforma de recolha de fundos, que foi colocada online a 13 de junho, vai apoiar projetos no terreno em prol das crianças e jovens mais vulneráveis e suas famílias, em Portugal e no mundo.

A Fundação Salesianos lançou a plataforma de recolha de fundos Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano que irá recolher e canalizar fundos de doadores para apoiar projetos de ação social direcionados para as crianças e jovens mais vulneráveis, em Portugal e no mundo. Os projetos serão prioritariamente focados na educação de qualidade, mas também na proteção, promoção, saúde, saneamento básico e acesso a água potável.

Os Salesianos estão em mais de 133 países e já levam a cabo vários projetos no terreno nestas áreas, incluindo Portugal – através do serviço social SolSal – mas também em países em desenvolvimento. A Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano visa, desta forma, apoiar os programas e ações de curto, médio e longo prazo que serão lançados ou que já estão a decorrer, de forma a contribuir para a sua sustentabilidade e cumprimento de objetivos traçados, seja em Portugal, seja em outros países.

A plataforma, que está integrada no website dos salesianos, apresenta notícias da ação social salesiana em Portugal e dos programas em todo o mundo e disponibiliza também várias formas de contribuição para os antigos e novos doadores: tornarem-se Benfeitores Salesianos, com contribuições recorrentes que apoiam transversalmente o trabalho dos Salesianos no terreno ou serem Doadores Salesianos, com contribuições pontuais para Projetos e ou Campanhas Temáticas específicos que são apresentados e detalhados na plataforma. A Missão Dom Bosco garante ainda que os donativos recebidos são integralmente usados para o fim a que se destinam, assumindo a Fundação Salesianos os custos inerentes às operações, como gestão, comunicação e recursos humanos. No final do ano, é enviado um relatório detalhado aos doadores, para que tenham conhecimento sobre o total dos donativos recebidos.

Leia também  Faleceu o Salesiano Baltazar Baratti

“Queremos continuar o exemplo de Dom Bosco, e poder ser resposta social às crianças e jovens que mais precisam e dar-lhes as ferramentas para que possam ter um futuro com mais oportunidades, em Portugal e no mundo”, afirma o Provincial dos Salesianos em Portugal, Pe. José Aníbal Mendonça. “O SolSal em Portugal tem feito um trabalho notável bem como as missões salesianas, em países com contextos sociais muito desfavorecidos, têm tido resultados muito positivos e encorajadores para as crianças, jovens e suas famílias. Anima-nos fazer a diferença nestas jovens vidas e motiva-nos para, com o apoio dos nossos doadores, continuarmos a ajudar mais e melhor, especialmente nestes tempos de tanta incerteza e insegurança social que estamos a viver”.

A Missão Dom Bosco foi lançada no dia 13 de junho, dia de Santo António, padroeiro da Província dos Salesianos de Portugal. A primeira campanha irá ser lançada brevemente e estará centrada no impacto da pandemia da Covid-19 em Portugal.

Fundação Salesianos
Missão Dom Bosco – Fundo Solidário Salesiano
missaodombosco@salesianos.pt
Tel: +351 210 900 500
Praça S. João Bosco, 34 | 1399-007 Lisboa

Artigos Relacionados