Fórum Missionário Salesiano reflete sobre evangelização e primeiro anúncio

A partir do tema do Dia Missionário Salesiano deste ano, a Equipa Provincial de Animação Missionária, apoiada pela Equipa Provincial de Comunicação, organizou na última sexta-feira o Fórum Missionário Salesiano. “O Primeiro Anúncio – Como Comunicar Cristo Hoje” foi o tema que reuniu vários testemunhos de projetos de primeiro anúncio e de comunicação ao serviço da evangelização.

Na última sexta-feira, dia 18 de novembro, nos Salesianos do Estoril, teve lugar um dia de reflexão sobre o tema da evangelização e do primeiro anúncio, e o uso de ferramentas e recursos adequados. A escola salesiana acolheu o encontro em que participaram salesianos, responsáveis e colaboradores das áreas da comunicação, pastoral e missões das várias presenças salesianas, incluindo Cabo Verde, Funchal e Mirandela que se juntaram ao encontro através de videoconferência.

O encontro começou com a apresentação da mensagem do Pe. Alfred Maravilla, Conselheiro Geral do Reitor-Mor para o Sector das Missões, que sublinhou a importância da aproximação aos jovens através destes meios. “Este é um desafio muito grande. Sabemos que os nossos jovens estão sempre ligados. E somos nós que devemos estar lá para anunciar Cristo. Não tanto com palavras explícitas, mas sobretudo de um modo que faça o primeiro anúncio, através de imagens, vídeos e outros recursos”. “Peço-vos que agarrem seriamente este desafio porque este é um campo enorme, aberto, com tantos jovens atentos à palavra dos salesianos para com a sua ajuda conhecerem Jesus”, insistiu o responsável das missões.

O Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, fez a abertura do encontro, acompanhando os participantes por várias passagens da Bíblia, intervenções de Bento XVI e as Exortações Apostólicas Evangelii Gaudium e Christus vivit sobre o primeiro anúncio.

Nos vários painéis foram apresentados alguns exemplos de projetos que fazem a ponte entre a animação missionária e a comunicação social.

Leia também  Primeira Profissão Religiosa de Ricardo Mendes

No primeiro painel Marina Rosenstok Henriques e Miguel Rosenstok Henriques apresentaram os Cursos Alpha, projeto que propõe através de sessões interativas que exploram a vida, a fé e o seu sentido. Os Cursos Alpha tiveram origem no final dos anos 70 em Inglaterra como forma de introduzir os princípios básicos da fé a novos cristãos num ambiente descontraído e informal.

No segundo painel, o Pe. Luís Almeida, pároco e coordenador da pastoral dos Salesianos de Lisboa, falou sobre a Missão País e a Missão Anima.

Nos painéis da tarde, Matilde Trocado abordou a experiência da Academia de Palco, escola de artes performativas dos Salesianos do Estoril, e Bruno Leite, da Pastoral Juvenil Salesiana Nacional, focou alguns exemplos de presenças nas redes sociais ao serviço da evangelização.

Artigos Relacionados