festas pascais Mirandela

Festas Pascais: Paróquias salesianas celebraram a Páscoa de Jesus

As várias paróquias entregues aos cuidados pastorais dos Salesianos celebraram as Festas Pascais com a participação das comunidades de fiéis.

A celebração pascal da presença salesiana em Mogofores foi realizada com simplicidade, mas não deixou de ter com a melhor solenidade a celebração de Quinta-Feira Santa com lava-pés de paroquianos no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. As cerimónias de Sexta-Feira Santa tiveram grande afluência de paroquianos e fiéis de outras paróquias. O Santuário acolheu também a Solene Vigília Pascal. Solene foi também a Visita Pascal pelas casas da paróquia, uma autêntica festa de Jesus Ressuscitado. Muitas casas abriram as suas portas e durante todo o Domingo receberam a alegria do Ressuscitado. Aleluia!

As paróquias confiadas aos Salesianos em Lisboa celebraram o Tríduo Pascal num ambiente sereno e participado. Com o envolvimento dos diferentes grupos paroquiais, esmeraram-se na preparação e na vivência destes dias que são o momento alto do ano litúrgico. Na sexta-feira anterior, 22 de março, realizou-se, pelas ruas de Campo de Ourique, a Via-Sacra da Unidade Pastoral das paróquias de Nossa Senhora dos Prazeres e de Santo Condestável.

As celebrações pascais na Paróquia de S. José, em Setúbal, revelaram uma comunidade viva que procura fortalecer a sua Fé e o sentido de pertença a Jesus Cristo. Ao longo da Semana, e particularmente no Tríduo Pascal, as celebrações acolheram assembleias muito generosas, desejosas de viver a centralidade do Amor do Senhor pela Humanidade. Com uma riqueza grande de pessoas de várias origens do mundo a residir no território paroquial, sentiu-se a alegria da universalidade da Igreja, pois cada um traz consigo as suas raízes, mas ao mesmo tempo a fortaleza de uma mesma Fé. E deu aos momentos celebrativos uma tonalidade muito apreciada. Esta riqueza foi acentuada pela presença de vários jovens que celebraram a Páscoa Urbana na paróquia, valorizando a riqueza da vida da comunidade cristã. Também se percebeu o crescendo de presença de famílias com os seus filhos, particularmente do contexto da catequese. O grupo de jovens, criado este ano na paróquia, desenvolve nesta semana pascal, de 1 a 7 de abril, a Missão Anima, levando a alegria de viver, desde Jesus Ressuscitado, a muitas outras pessoas da comunidade cristã da Comporta, sejam idosos, doentes ou crianças.

Leia também  CG28: O novo Conselho Geral para os próximos seis anos

Em Évora, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a missa vespertina de Quinta-Feira Santa, incluiu a cerimónia do Lava-Pés e concluiu com uma pequena procissão do Santíssimo Sacramento dentro da igreja. As cerimónias de Sexta-feira Santa incluíram o canto da hora litúrgica de Laudes, com boa participação dos fiéis. A celebração litúrgica da Paixão do Senhor incluiu a solene adoração da Cruz. O Sábado Santo começou igualmente com o canto da hora litúrgica de Laudes. A Vigília Pascal começou com a Bênção do Lume Novo no largo em frente da igreja, prosseguiu dentro da igreja com todas as cerimónias próprias da Vigília Pascal, que incluíram o Batismos de dois adultos.

As celebrações pascais na Unidade Pastoral Nossa Senhora do Amparo, em Mirandela, começaram no Domingo de Ramos, com a bênção dos ramos e a Eucaristia a decorrer no Parque do Império. Na Quinta-Feira Santa a Missa da Ceia do Senhor teve lugar na paróquia de Nossa Senhora da Encarnação. As celebrações de Sexta-Feira Santa decorreram na Igreja de S. João Bosco. A Via-Sacra, prevista para ter lugar nas ruas principais de Mirandela, realizou-se também na igreja por causa das condições climatéricas adversas. A paróquia de S. Bento recebeu a Solene Vigília Pascal. No Domingo de Páscoa tiveram lugar as celebrações da Eucaristia e as Visitas Pascais no território da Paróquia de São João Bosco.

Na paróquia de Fátima, no Funchal, a Luz da Páscoa acendeu-se novamente. Cristo Ressuscitou. Aleluia. As “visitas do Espírito Santo”, de casa em casa, partilharam a alegria Pascal, levando a bênção do Senhor Ressuscitado às famílias.

Artigos Relacionados