Festa do desporto e da paz nos Jogos Nacionais Salesianos em Évora

Com o tema “Dá o melhor de ti”, os Salesianos de Évora acolheram a 27.ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos. No dia 28 de abril, na abertura do evento na Arena de Évora, os alunos salesianos apresentaram um espetáculo dedicado à paz, lembrando que cada um deve ser um construtor da paz.

Foi uma festa dedicada ao desporto e à paz. Na Arena de Évora, os alunos dos Salesianos de Évora, desde a creche ao secundário, apresentaram um espetáculo que deu o mote para a celebração do desporto, da amizade e da tolerância que se viria a verificar nos dias seguintes.

Depois de três anos de interregno, devido à pandemia de COVID-19, 760 atletas, e cerca de 80 elementos das equipas técnicas, competiram nas modalidades de Futsal, Voleibol, Basquetebol e Ténis de Mesa, na edição de 2023 dos Jogos Nacionais Salesianos que decorreu entre 28 de abril a 1 de maio em Évora.

Durante quatro dias, as comitivas provenientes das várias presenças dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora celebraram o desporto, o espírito de equipa, o respeito pelo outro, a competição saudável e a pertença à Família Salesiana.

“Este evento representa uma oportunidade única para que os jovens dos salesianos e das salesianas de todo o País se possam juntar para celebrar a união, a amizade e a competição saudável”, lembrou o diretor dos Salesianos de Évora, Pe. Sebastião Coelho, na cerimónia de abertura. “Os Jogos Nacionais Salesianos são muito mais do que um evento desportivo. Eles representam os valores fundamentais que São João Bosco quis transmitir a todos aqueles que crescem num ambiente salesiano”.

Em representação do Provincial, o Pe. João Chaves, Vice-Provincial, começou por manifestar a sua alegria pela realização da iniciativa, “com tantos participantes e em clima de festa e de alegria”. “Depois de três anos em que a pandemia nos impossibilitou de tal encontro, que bom é estarmos novamente aqui reunidos, que bom é estarmos a celebrar uma nova edição dos Jogos Nacionais Salesianos, que bom é estarmos neste magnífico espaço nesta linda, nobre e histórica cidade de Évora”, afirmou.

Leia também  Salesianos do Funchal: Campanha solidária já recolheu 7 mil euros para ajudar famílias afetadas pela intempérie de 25 de dezembro

Agradeceu, também, em nome da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, aos Salesianos de Évora e à comunidade educativo-pastoral que acolheu o desafio de organizar a prova. Por fim, lembrou aos atletas a importância da competição sadia e a amizade entre todos. E recordou as palavras do Papa Francisco na mensagem do Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz: “O desporto é uma linguagem universal que abraça todos os povos e contribui para superar os conflitos e unir as pessoas”.

No último dia, no pavilhão da escola, foi celebrada a Eucaristia de encerramento, presidida pelo Delegado Nacional da Pastoral Juvenil, Pe. Álvaro Lago, e concelebrada pelos salesianos das várias comunidades.

“O objetivo desta celebração é recebermos também aquilo que Deus tem para nós. Viemos dar graças. Certamente cada um de nós, hoje, dentro de si, está muito feliz por tudo o que já pôde viver ao longo destes dias”, afirmou o Pe. Álvaro durante a homilia.

Depois da Eucaristia, a cerimónia de encerramento incluiu as palavras de agradecimento do Pe. Sebastião Coelho, em nome da organização, e do Vice-Provincial.

O diretor agradeceu à Câmara Municipal de Évora o apoio dado ao evento, à Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, à Fundação Salesianos, alunos, pais, encarregados de educação, parceiros e patrocinadores. Para o fim guardou o agradecimento aos voluntários e aos funcionários que colaboraram na iniciativa. Foram mais de 150 os alunos, pais, encarregados de educação e familiares, e cerca de 100 os funcionários e docentes que ofereceram o seu tempo como voluntários para a realização dos jogos.

“Parabéns pela participação alegre, feliz e empenhada. Parabéns pelo vosso desportivismo que soube vencer os desafios dentro e fora do campo. Parabéns porque destes o melhor de vós mesmos”, afirmou na mensagem de despedida o Vice-Provincial, antes de anunciar que os Salesianos do Estoril irão receber a próxima edição em 2024.

Leia também  Cabo Verde: Semana missionária em Santo Antão

No final, o Pe. Sebastião Coelho entregou ao diretor dos Salesianos do Estoril, Pe. Artur Pereira, a bandeira dos Jogos Nacionais Salesianos.

A organização preparou uma emissão, através de streaming nas redes sociais, dos principais momentos para todos aqueles que não puderam estar em Évora a acompanhar a competição. Para além das cerimónias de abertura, a Eucaristia Final e a cerimónia de encerramento, foi publicado um resumo do diário das atividades, que pode ainda ser visto na página do Youtube dos Salesianos.

Artigos Relacionados