Festa de São João Bosco comemorada nas casas salesianas

Para a Solenidade do Santo Fundador dos Salesianos deste ano, assinalada pela Igreja a 31 de janeiro, as várias presenças propuseram dias especiais de celebração. As comunidades educativas salesianas recordaram e celebraram o Pai e Mestre da Juventude.

Em Manique, a Festa de Dom Bosco teve lugar no dia 27 de janeiro, encerrando da melhor forma o primeiro semestre. A comunidade educativa e antigos alunos aceitaram o convite e participaram com entusiasmo nas diversas atividades do dia.

No pavilhão da escola, cerca de duas mil pessoas celebraram a Eucaristia presidida pelo padre Ronaldo Pereira, que teve um ofertório especial. No altar foram entregues o pão e o vinho; um painel elaborado durante as Revisões de Vida, representando a intenção em corrigir as nossas falhas; a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude; uma t-shirt da Missão Anima e a cruz, símbolos do compromisso dos jovens na construção de um mundo mais humano e fraterno.

Após a Eucaristia, a festa continuou no pavilhão e nos vários espaços da escola. Os alunos receberam a visita surpresa especial da mascote de Dom Bosco, que recordou, de forma terna e alegre, a sua presença entre os jovens.

Durante o resto do dia, os alunos do 1.º Ciclo visitaram a Residência Artémides Zatti, comunidade dos salesianos idosos e doentes; o 2.º Ciclo participou no “Concurso de Dom Bosco”; aos alunos do 3.º Ciclo foram propostas provas de atletismo e um torneio de voleibol aos alunos do Secundário. Um peddy-paper, jogos tradicionais e jogos de tabuleiro, preencheram o dia com muita diversão e momentos inesquecíveis.

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Auxiliadora em Mogofores assinalou a Solenidade de São João Bosco com a realização de um tríduo em honra a São João Bosco. Entre os dias 26 e 28 de janeiro, a comunidade paroquial procurou, a cada dia, explorar um tema da vida espiritual de Dom Bosco: a Eucaristia, Maria e a caridade operosa. No final de cada dia do tríduo, na recitação do terço, meditou-se sobre as passagens da vida de Dom Bosco relacionadas com a Sagrada Escritura: a infância, a adolescência e a vida adulta de São João Bosco. A Eucaristia da Festa foi celebrada no domingo, dia 29 de janeiro.

Nos dias 30 e 31 de janeiro, os alunos dos Salesianos do Porto tiveram a oportunidade de participar na 3.ª edição das Masterclasses. D. Bosco sempre respeitou o potencial de cada jovem, ao conhecê-lo e a projetá-lo para bens maiores. A 3.ª edição das Masterclasses partiu deste pressuposto e proporcionou a todos os alunos da escola experimentarem várias áreas de interesse, alinhadas com competências que têm vindo a ser apontadas como determinantes para a realização pessoal, quer do ponto de vista humano quer profissional. Foram 24 Masterclasses para mais de 500 alunos, dinamizadas por vários especialistas convidados. Os alunos agruparam-se pelas suas áreas de interesse e os seus saberes foram partilhados por todos, independentemente das suas idades.

Leia também  Capítulo Geral 28: O órgão de tubos da Basílica de Maria Auxiliadora

No dia 31 de janeiro, após a Eucaristia solene, cada grupo de Masterclasses teve oportunidade de apresentar à comunidade escolar os trabalhos realizados em cada sessão. A abrilhantar esta sessão de apresentação, a visita da mascote de D. Bosco fez vibrar os corações dos mais miúdos e dos mais graúdos.

Já em Mirandela, o mês de Janeiro foi preenchido com várias atividades: um jogo online sobre a vida de Dom Bosco e um concurso de artes DB’art. No dia 28, a comunidade salesiana levou a catequese à rua, numa espécie do Oratório de Valdocco, onde não faltaram os jogos, músicas, danças e muito divertimento. No mesmo dia, à noite, iniciou-se o tríduo em homenagem a Dom Bosco. A dinamização desta ação foi entregue aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano, à Família Salesiana, que se encarregou da animação para o segundo o dia, e aos grupos de Catequese no último dia.

No dia 31 de janeiro, a comunidade paroquial celebrou a Solenidade de S. João Bosco. A Eucaristia foi presidida pelo pároco, Pe. João de Brito, tendo concelebrado os salesianos sacerdotes da comunidade e da diocese. O coro de jovens animou a celebração. Também no dia 31, os utentes do Centro de Estudos “vestiram” o comboio turístico a rigor e percorreram as ruas da cidade cantando e celebrando a vida e o legado de Dom Bosco. Os jogos e as celebrações continuaram no dia 4 de fevereiro, sábado, com a animação do pátio dos Salesianos de Mirandela.

Em Lisboa, o Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, presidiu às várias Eucaristias em que participaram alunos, docentes e restante comunidade educativa. O programa da festa propôs muitas atividades para os alunos dos vários níveis de ensino. A animação incluiu com passeios, jogos, leituras, ateliê de culinária, pinturas faciais, jogos matemáticos, magia, concertos, softball e futebol.

Leia também  Salesianos do Funchal: Homenagem ao fundador do Juventude Atlântico Clube

A festa de São João Bosco nos Salesianos do Estoril foi vivida com enorme alegria. O dia começou com a Eucaristia no pavilhão da escola, onde, unidos a toda a Igreja e a toda a Família Salesiana, foi celebrada a vida de Dom Bosco. Durante a Missa, o Salesiano Celso Francisco fez a renovação da profissão religiosa, motivo de muita alegria para toda a comunidade.

Após a Eucaristia a festa continuou com vários jogos e atividades, dinamizados pelos alunos do Secundário e 9.º ano, um espetáculo de matemática apresentado no pavilhão da escola e ainda um TedEx intitulado “EU FUI – As Histórias da JMJ contadas por quem as viveu”, que faz parte do caminho de preparação dos alunos para a JMJ Lisboa 2023. Tal como Dom Bosco ensinou, a comunidade educativa e a família Salesiana fizeram a festa, respondendo ao lema pastoral do ano “Levanta-te e Celebra!”.

A comemoração da solenidade de São João Bosco, nos Salesianos de Évora, teve como ponto alto a Eucaristia presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho que, ao dirigir-se à comunidade educativa, recordou os seus tempos de aluno salesiano em Moçambique.

O desporto, envolvendo torneios de várias modalidades e também jogos tradicionais, marcaram igualmente o dia, com a participação dos alunos de vários níveis de ensino, docentes e funcionários.

A completar o programa do dia foi hasteada a bandeira “Eco-Escola” com que o estabelecimento de ensino foi distinguido pela Associação Bandeira Azul da Europa em virtude dos projetos desenvolvidos na área da educação ambiental e foi, também, inaugurado um mural em homenagem a São João Bosco.

No Funchal, a Comunidade Educativo-Pastoral, assim como vários antigos alunos, participaram na Eucaristia Solene, presidida pelo Pe. António Marcelino. Presente também na festa esteve o Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, que foi recebido pelo diretor, Pe. José Jorge, e pelos alunos.

O programa Madeira Viva da RTP Madeira, deu destaque à celebração da Solenidade de São João Bosco. O talk-show da televisão pública convidou o salesiano Pe. António Marcelino para uma conversa sobre Dom Bosco e o Grupo Coral dos Salesianos do Funchal atuou no programa.

Neste mesmo dia, a Família Salesiana do Funchal foi enriquecida com a cerimónia da Promessa de seis novos Salesianos Cooperadores. A cerimónia decorreu na paróquia de Fátima na Eucaristia das 19 horas.

Artigos Relacionados