Festa de São Francisco de Sales: 24 de janeiro

Hoje a Igreja celebra a festa litúrgica de São Francisco de Sales, pastor zeloso e mestre de caridade que inspirou Dom Bosco na fundação da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, os Salesianos.

São Francisco de Sales foi um bispo da Igreja Católica. Nasceu em 1567 numa família da nobreza do ducado de Saboia. Recebeu sólida formação teológica em Paris e em Pádua, onde estudou direito e teologia. É considerado o padroeiro dos escritores e jornalistas por causa do amplo uso que fazia de livros e folhetos na direção espiritual e também pelos esforços que fez para converter os calvinistas da sua diocese. Escreveu sobre direção e formação espiritual, sendo as suas obras mais divulgadas a “Introdução à Vida Devota” (1608) e o “Tratado do Amor de Deus” (1616). Fundou com Santa Joana Francisca de Chantal em 1610 a Ordem da Visitação de Santa Maria em Annecy.

São Francisco de Sales faleceu em 28 de dezembro de 1622 em Lyon. A festa litúrgica celebra-se a 24 de janeiro, dia em que foi sepultado na igreja do Mosteiro da Visitação em Annecy.

Foi canonizado pelo Papa Alexandre VII em 1665 e declarado doutor da Igreja pelo Papa Pio IX em 1877.

Pastor cheio de zelo e mestre de caridade, inspirou Dom Bosco com seu humanismo otimista e sua dedicação absoluta ao cuidado pastoral das almas. Dom Bosco, por ocasião da sua ordenação sacerdotal, escreve nas suas resoluções “a caridade e a bondade de S. Francisco de Sales me guiem em tudo”. Em 1854 Dom Bosco declarou: “Nossa Senhora quer que criemos uma Congregação. Decidi que nos chamaremos Salesianos. Colocamo-nos sob a proteção de São Francisco de Sales, com a finalidade de participar da sua imensa amabilidade”. Em 1854, Dom Bosco deu o nome de “Pia Sociedade de São Francisco de Sales” ao primeiro pequeno grupo de 17 jovens que desejavam seguir os seus passos trabalhando pela juventude.

Artigos Relacionados