“Fazer Juntos… com o SolSal!”: Alunos dos Salesianos de Lisboa participam em ações de sensibilização

O SolSal dos Salesianos de Lisboa, articulado com a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, propôs alguns conteúdos para sensibilização dos alunos. O programa “Fazer Juntos… com o SolSal!” dá a conhecer o trabalho feito pelo serviço social da Fundação Salesianos.

Desde fevereiro que uma turma do 6.º ano dos Salesianos de Lisboa tem vindo a “Fazer Juntos… com o SolSal!”. Em pequenos grupos, no período letivo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, a turma tem estado a conhecer e a fazer atividades relacionadas com as principais áreas de intervenção do serviço SolSal de Lisboa.

Durante quatro semanas, os alunos tiveram a oportunidade de crescer em solidariedade, ajudando a fazer os cabazes do Banco SolSal para as famílias mais carenciadas.

Os alunos estão agora a participar num jogo sobre os Direitos da Criança. O jogo “Direito a Crescer Feliz!” foi criado pelo SolSal de Lisboa e permite, de forma pedagógica e lúdica, conhecer e refletir sobre os Direitos da Criança, consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada em 1989 pelas Nações Unidas. Os alunos desta turma estão, assim, a conhecer a realidade de crianças que vivem situações difíceis e a compreender de que forma o SolSal de Lisboa as ajuda a crescer de forma saudável, harmoniosa e feliz.

Paralelamente, ao longo das atividades do jogo, vai-se tornando visível que o trabalho que o SolSal de Lisboa desenvolve pelos Direitos da Criança é também fruto do enorme legado de São João Bosco, que dedicou a sua vida aos jovens mais pobres, defendendo a sua dignidade e garantindo-lhes um desenvolvimento pleno e um futuro digno.

Artigos Relacionados