Família Salesiana acolhe lema do Reitor-Mor para 2020

O Provincial dos Salesianos e a Superiora das Filhas de Maria Auxiliadora apresentaram o lema “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”.

Sábado, 25 de janeiro, o auditório do Centro Paulo VI, em Fátima, acolheu 800 elementos da Família Salesiana, para a apresentação do Lema do Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime: “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”.

Entre os participantes estiveram pela primeira vez, catequistas, animadores e jovens da nova presença dos salesianos em Setúbal, a Paróquia de S. José.

Após a oração inicial, conduzida pelo Pe. Álvaro Lago, os presentes acolheram as palavras iniciais sobre o Lema apresentadas pelo Padre Provincial, José Aníbal Mendonça, e pela Irmã Provincial, Rosa Cândida Gomes, e do próprio Reitor-Mor, através da visualização de um vídeo que apresentou a principal preocupação de Dom Bosco: a educação. “Uma educação completa, forte, que abra as portas da vida e do céu”, formando “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos”.

Também durante o encontro, um conjunto de jovens, dos Salesianos do Porto e de Lisboa, e dois Antigos Alunos apresentaram em palco alguns momentos cénicos, musicais e de testemunho, sobre o novo Lema.

O encontro terminou com a Eucaristia presidida pelo Pe. Américo Chaquisse, Conselheiro Regional do Reitor-Mor para a região África-Madagáscar. Na despedida, o Pe. Provincial destacou a importância da presença de todos e de cada um dos participantes enquanto Família Salesiana.

Agradecendo aos jovens presentes pela animação da Eucaristia e protagonismo que tiveram em todo o encontro, e, chamando até junto do altar um responsável de cada grupo da Família Salesiana em Portugal (Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Associados de Maria Auxiliadora, Voluntárias de Dom Bosco, Antigos Alunos de Dom Bosco, Antigas Alunas das Filhas de Maria Auxiliadora e Canção Nova), reforçou que “a vocação de cada um de nós ganha valor com a presença juvenil”.

Leia também  Apresentação do lema do Reitor-Mor 2023: um momento de família

Artigos Relacionados