Pe. Antero José Ferreira

Faleceu o Pe. Antero José Ferreira

Faleceu esta manhã, 27 de março, o salesiano Pe. Antero Ferreira, no Hospital de Cascais, para onde tinha sido levado ontem, por se sentir mal. Verificou-se que tinha tido um AVC, como já acontecera em janeiro.

O Pe. Antero estava na comunidade salesiana de Manique, na Residência Artémides Zatti, desde 2022, provindo da comunidade do Porto, por motivo de doença. Daí para cá, sucederam-se flutuações no seu sempre débil estado de saúde.

O Pe. Antero José Ferreira nasceu em junho de 1938 em S. Martinho, Miranda do Douro, Bragança. Professou como Salesiano em 1956 e foi ordenado Presbítero em 1967.

Os anos que passou na Guiné como capelão militar (1970-1973) deixaram na sua saúde sérias sequelas que o acompanharam por longos anos. Por seis vezes foi chamado a assumir a função de diretor em várias comunidades salesianas (no Porto, em Lisboa, em Vila do Conde, em Mogofores). Outros encargos lhe foram atribuídos – diretor escolar, ecónomo, vigário provincial, pároco – mostrando sempre disponibilidade para qualquer tarefa que lhe fosse proposta. O gosto pelo trabalho campestre foi outra caraterística saliente no Pe. Antero Ferreira.

Cremos que o P. Antero já goza, nestes dias pascais, da beleza do “jardim salesiano” de que Dom Bosco falava e com que incitava os seus jovens.

Pedimos a Deus que envie para esta Sua vinha novos trabalhadores, substituindo os que vão tombando sob o peso dos anos e das canseiras.

Lisboa, 27 de março de 2024

Secretaria Provincial

Artigos Relacionados