Évora, Lisboa e Porto celebram Santidade Juvenil

As presenças salesianas celebram anualmente os jovens modelos de santidade, Domingos Sávio, Laura Vicuña, Alberto Marvelli, Zeferino Namuncurá e Maria Romero, entre outros.

No dia 26 de outubro a Festa da Santidade Juvenil foi comemorada nos Salesianos do Porto, com a Missa especial, presidida pelo Provincial dos Salesianos, Pe. Tarcízio Morais. Houve ainda oportunidade para estreitar laços de amizade, entre brincadeiras e desporto.

Em Lisboa a festa realizou-se no dia 31 de outubro. O momento alto foram as celebrações eucarísticas com os diferentes ciclos de escolaridade: 8h30 para os alunos do Ensino Secundário, 10h00 para os alunos do 1.º e 2.º Ciclo, e 11h30 para os alunos do 3.º ciclo.

Os alunos tiveram a oportunidade de fazer várias atividades lúdicas, desportivas e artísticas, divididos pelos ciclos de escolaridade. Destaque para a “tenda da santidade” onde, através de jogos, foram apresentadas cinco figuras da santidade salesiana: S. Domingos Sávio, B. Laura Vicuña, B. Alberto Marvelli, B. Zefirino Namuncurá e B. Maria Romero.

Na comunidade educativa dos Salesianos de Évora o dia 9 de novembro foi marcado por um conjunto de iniciativas diversas destinadas aos vários ciclos de ensino de modo a assinalar a Festa da Santidade Juvenil.

A Eucaristia constituiu o momento central do dia, tendo sido presidida pelo diretor da obra salesiana de Évora, Pe. Sebastião Coelho e contado com a participação do diácono Ricardo Mendes, coordenador da pastoral dos Salesianos de Lisboa, que conduziu uma reflexão sobre o significado da santidade juvenil e respetiva implicação no quotidiano dos alunos.

O dia foi preenchido, também com a fase de escola do corta-mato, a atividade “Os Super Heróis das Boas Ações” para os alunos da creche do e pré-escolar; uma Sessão Solene da Entrega dos Prémios de Mérito e Certificados Cambridge relativos ao ano letivo 2022/2023, que decorreu no auditório da escola.

Leia também  Évora: Pais e Encarregados de Educação promovem partilha de excedentes de fruta e hortícolas

No final do dia e, atendendo à proximidade do dia de São Martinho, teve lugar o magusto da comunidade educativa, um acontecimento com grande tradição nos ambientes salesianos.

Artigos Relacionados