Escolas salesianas começam novo ano de trabalho

Escolas salesianas começam novo ano de trabalho

Ontem, dia 23 de setembro, os Salesianos de Manique viveram a sessão de abertura oficial do ano letivo. As várias escolas, no Estoril, Évora, Funchal, Lisboa, Porto e Cabo Verde, deram as boas-vindas aos alunos.

O Diretor dos Salesianos de Manique, Pe. Luís Almeida, o Diretor Pedagógico, Bernardo Correia, e o Vice-Provincial, Pe. João Chaves, receberam alunos, pais e encarregados de educação, para começar mais um ano de trabalho em ambiente de salesiano. O pavilhão da escola encheu-se com os alunos dos vários ciclos, pais, encarregados de educação, funcionários e alguns convidados que assistiram à apresentação.

Nestes dias, também no Funchal decorrem os primeiros encontros com os encarregados de educação dos vários anos. A receção com o Diretor, Pe. José Jorge, tem o propósito de dar a conhecer a orgânica da escola, o calendário escolar e o projeto educativo de Dom Bosco. Os encarregados de educação puderam também visitar os espaços da escola e as salas de aula.

Em Évora, a festa de abertura do ano letivo, que será, inevitavelmente, marcado pela comemoração do centenário da chegada dos Salesianos à cidade alentejana, foi assinalada com a pintura de um mural pelos alunos, docentes e funcionários para marcar os 100 anos da escola. O auditório da escola acolheu também, no início do mês, uma cerimónia especial para os alunos e as famílias da Creche e do Pré-Escolar.

No Estoril, os espaços da escola foram decorados para o início do ano, e os alunos foram recebidos pelo Diretor, Pe. João Chaves, pelo Diretor Pedagógico, Miguel Ângelo Dias, pelos Diretores de Ciclo e pelo Coordenador de Pastoral.

No Porto, os alunos foram recebidos nos espaços do colégio e ouviram as palavras de boas-vindas do Diretor Pedagógico, Marco Silva.

Em Lisboa, o ano começou com dois dias especiais para a receção. Os alunos foram recebidos pelos Diretores de Turma dos vários anos, com encontros nos espaços da escola, visitas ao colégio e atividades com as várias turmas.

A Escola Salesiana de Artes e Ofícios de Mindelo teve honra da visita do Ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu da Cruz, acompanhado pelo Delegado de Educação de S. Vicente, Jorge da Luz, que reuniu com a direção e visitou os espaços da escola. A receção dos alunos foi feita sob o Tema do Ano Pastoral 2025-2026, “DESPERTA! Há um lugar para ti.”, que é um apelo, um chamamento à vida, que nasce da Fé e na Missão.

Artigos Relacionados