Escolas de Música Salesianas: Música, Corpo e Alma

O ensino da música faz parte do método educativo salesiano desde o tempo do Fundador São João Bosco. “Uma casa sem música é como um corpo sem alma” (Memórias Biográficas V, 347).

Com corpos docentes habilitados, e reconhecimento nas diversas áreas de ensino, as escolas de música dos Salesianos estão abertas a todos os alunos, internos e externos, e a pessoas de todas as idades. Instrumentos, classes de conjunto, formação geral, composição, produção, são algumas das ofertas disponíveis nos Musicentros do Estoril (criado em 2012), Évora (2014/2015), Lisboa (1994) e Porto (2019) e no Centro Musical Dom Bosco de Manique (2003). Os alunos têm ainda a experiência do palco com apresentações ao vivo nos espetáculos das escolas, audições e concertos. Nas várias presenças, é um universo de mais de 1300 alunos e de 100 professores.

No Estoril estão inscritos 283 alunos, 27 professores ensinam Baixo Elétrico, Bateria, Canto, Clarinete, Classes Coletivas Combo (banda pop/rock ou jazz), Ensemble Vocal, Flauta Transversal, Formação Musical, Guitarra, Harmonia Jazz, História da Música, Laboratório do Ritmo, Oboé, Orquestra de Cordas e Sopros, Orquestra de Guitarras, Piano, Produção Multimédia, Saxofone, Songwriting, Treino Auditivo, Violino e Violoncelo.

Em Évora, 173 alunos frequentam os diferentes planos de estudos: Iniciação Musical, Curso Geral ou Curso Livre, com formação musical, instrumento ou canto e classes de conjunto.

Frequentam o Centro Musical D. Bosco dos Salesianos de Manique 142 alunos, com 12 professores de Baixo Elétrico, Bateria, Canto, Clarinete, Flauta de Bisel e Transversal, Guitarra Clássica e Elétrica, Piano, Trompete, Trombone, Saxofone, Viola d´arco, Violino, Violoncelo, Contrabaixo, Formação Musical, Coro, Combo, Afinação e manutenção de pianos acústicos.

Em Lisboa os 538 alunos frequentam as classes de instrumento, formação, laboratório de improvisação, teatro musical, tecnologias e produção musical, entre outros, ministrados por 35 professores.

Leia também  Padre José Aníbal Mendonça, sdb: “Ser pai para os jovens que necessitam”

O Porto, projeto mais recente, conta com 14 professores, os 179 alunos frequentam as aulas Violino, Saxofone, Produção Musical, Piano, Guitarra Clássica e Elétrica, Formação Musical, Coro dos Infantes, Canto e Bateria.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 600 de setembro/outubro/novembro/dezembro de 2023

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados