Efeméride: 150 anos das Filhas de Maria Auxiliadora

No dia 5 de agosto, em Mornese, a Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, com algumas Conselheiras, esteve presente nas celebrações do 150.º aniversário de Fundação do Instituto das FMA. “Hoje, com o coração em Mornese, de todas as comunidades do mundo, do amanhecer ao anoitecer, eleva-se um hino de louvor e ação de graças a Deus pelas maravilhas que realizou na história e na vida de cada uma de nós”, disse a Madre na mensagem em vídeo que foi enviada a todas as comunidades educativas das FMA no mundo.

Na noite da véspera houve uma Vigília de Oração no lugar em Mornese onde foi construída a primeira Capela do Instituto e onde as primeiras 11 FMA fizeram a sua profissão religiosa. A Vigília começou com as palavras, retiradas dos livros de crónicas do Instituto, que Dom Bosco dirigiu às primeiras FMA naquele dia 5 de agosto de 1872.

Na tão esperada manhã de 5 de agosto de 2022, aniversário do Instituto, no Santuário dedicado a Santa Maria Domingos Mazzarello, quatro FMA, representando o mundo inteiro, celebraram a profissão perpétua. A Eucaristia foi presidida pelo Pe. Stefano Martoglio, Vigário Geral dos Salesianos.

À noite, houve um momento festivo que evocou a inspiração de Dom Bosco e Madre Mazzarello de cuidar das meninas mais pobres e desfavorecidas; o nascimento da sala de trabalho; as várias etapas da Fundação; a primeira expedição missionária que marca a expansão.

O Pe. Stefano Martoglio conclui com um pensamento: “Contar a história dos 150 anos do Instituto é contar uma história da salvação operada por Deus”. “Se não se olha com os olhos de Deus, não se compreende um 150.º aniversário. Maria Domingas Mazzarello, as companheiras, o Instituto, são a resposta de Deus para a ajuda a Dom Bosco: «A ti as confio»”.

Fonte: CGFMA

Publicado no Boletim Salesiano n.º 594 de setembro/outubro de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados